domingo, 27 de janeiro de 2013

III DOMINGO DO TEMPO COMUM NA CAPELA DE SANTO ANTÓNIO

Palavra da Semana: PALAVRA

 
Hoje a palavra é PALAVRA, porque palavras são as nossas, sempre falíveis, e PALAVRA é a de Deus, irrevogável, infalível e perfeita.

Por isso A introduzimos tão solenemente na nossa celebração, LHE damos tanto espaço e A valorizamos tanto. Por isso A escutamos com os ouvidos e o coração. Por isso A saboreamos como Pão, indispensável para podermos viver com alegria a nossa vida e a nossa fé.

Por isso temos um bom Grupo de Ministros da Palavra, tão numeroso, que semana a semana proclama a Palavra nas nossas assembleias. Por isso hoje rezamos especialmente por eles, para que acreditem no que proclamam e testemunhem pela vida o que anunciam com os seus lábios…

Mas também nos comprometemos em ouvir com o coração, mais do que com os ouvidos, essa Palavra que há de ser vida nova em cada um de nós…


Pe. António Augusto, scj



Pensamento da Semana


“…quero começar a refletir convosco sobre o Credo, a nossa Profissão de Fé, que inicia com estas palavras: «Creio em Deus»; um Deus, que Se revela e fala aos homens, convidando-os a entrar em comunhão com Ele… Os olhos da fé são capazes de ver o invisível. Também nós, quando dizemos «Creio em Deus», afirmamos como Abraão: «Entrego-Me nas vossas mãos! Entrego-me a Vós, Senhor!», para fundar em Vós a minha vida e deixar que a vossa Palavra a oriente nas opções concretas de cada dia.”


Bento XVI

domingo, 13 de janeiro de 2013

DOMINGO DO BATISMO DE JESUS NA CAPELA DE SANTO ANTÓNIO

Palavra da Semana: Batismo



A maior parte de nós nem se apercebeu do que se estava a passar. No entanto, aconteceu o que de mais interessante nos podia ter acontecido: Tornámo-nos Filhos de Deus! Na vida, há muita coisa maravilhosa de que não nos apercebemos, mas esta foi a mais importante de todas!
E que utilidade damos a isso? Este acontecimento é vivido, celebrado e recordado, não apenas como importante, mas como o mais importante? Assumo-me como filho amado do Pai do Céu? Sinto nisso a maior alegria? Bendigo a Deus por isso? E o Batismo ocupa o primeiro lugar na lista das coisas que agradeço aos meus pais e aos meus padrinhos? Recordo e celebro a data do meu Batismo, como a mais importante da minha vida? Visito sempre que posso a Igreja e a fonte Batismal onde fui batizado? Recordo o nome do Ministro do meu Batismo: Bispo, Padre ou Diácono?
E porquê tanta pergunta?
Apenas porque gostamos de falar do que é importante para nós, que marcou a nossa vida e que valorizamos…

Obrigado, Senhor, pelo meu Batismo!

Pe. António Augusto, scj

Pensamento da Semana
“Por vezes, procura-se compensar ou substituir com coisas materiais o compromisso de nos darmos a nós próprios. O mistério da encarnação mostra que Deus não procede assim; não Se limita a dar-nos coisas, mas quis dar-Se a Si mesmo no seu Filho Unigénito. Ele fez-Se verdadeiramente um de nós, para nos comunicar a sua própria vida; e fê-lo, não com a investida de um soberano que subjuga o mundo com o seu poder, mas com a humildade dum Menino. Em Jesus, manifesta-se plenamente o homem ao homem.”
Bento XVI



sábado, 5 de janeiro de 2013

DOMINGO DA EPIFANIA DO SENHOR NA CAPELA DE SANTO ANTÓNIO



Palavra da Semana: Revelação


Desde sempre o homem andou em busca da sua origem, para entender o seu caminho e o seu termo.
Algo foi descobrindo, pelo uso da sua inteligência… Mas sempre se sentiu limitado por não encontrar respostas para as questões mais existenciais da sua vida, como a morte e o depois dela…
Havia mistérios insondáveis para a inteligência humana, mistérios diante dos quais até os maiores pensadores se quedavam mudos…


Pouco a pouco, ao longo dos tempos, o homem começou a sentir que algo escapava às suas capacidades, que teria que se abrir ao transcendente, a ALGO que lhe era superior, ao próprio Deus, e de muitos modos Ele falou ao longo da história. Mas o homem continuou a não entender. Tinha que ser a própria Palavra de Deus a dizer tudo!


Deus fez que essa Palavra chegasse até nós, em Jesus Cristo, Palavra de Deus, que se fez Homem e que veio habitar no meio de nós. Ele é a plena revelação de Deus e do Homem!


Pe. António Augusto, scj


Pensamento da Semana
“Este tempo de Natal dá resposta a um mistério grande e impressionante que se esconde no Menino de Belém: Como pode um ser assim frágil e pequenino ter trazido ao mundo uma novidade tão radical, que mudou o rumo da história? – Pode, porque é o Filho de Deus feito homem: «Nascido do Pai antes de todos os séculos, (…) encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria». N’Ela acontece uma nova criação: com a encarnação de Jesus, o Espírito divino cria um novo início da humanidade.”


Bento XVI