segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

III DOMINGO DO ADVENTO NA CAPELA DE SANTO ANTÓNIO

Palavra da Semana: Alegria

 
A alegria da festa do Natal começa muito antes dele, pela preparação que se faz nas nossas casas, nas igrejas e nas ruas. Mas a alegria maior vem do acolhimento que fazemos a Jesus. Quando a tão esperada vinda está finalmente para se realizar e todos os sinais a confirmam, a esperança e a preparação transformam-se em alegria e júbilo: “Alegrai-vos sempre no Senhor… O Senhor está próximo.”

Avancemos com espírito alegre e generoso para o Natal. Façamos nossos os sentimentos de Maria e de José, que esperaram o Redentor na oração e no silêncio e Lhe prepararam com todo o cuidado o nascimento em Belém.

A alegria cristã não pode depender do nosso estado de alma ou da forma como a nossa vida pessoal ou profissional nos corre; nós, cristãos, apesar da dureza e das contrariedades da vida, devemos viver alegres, porque a nossa alegria enraíza-se na fidelidade de Deus, manifestada em Jesus Cristo.

A nossa verdadeira alegria vem da nossa Fé na pessoa de Jesus Cristo e de O darmos a conhecer a outros.

Pe. António Augusto, scj



 
Pensamento da Semana
“A Sagrada Escritura ensina que Deus, veio ao encontro do homem, chamando-o a uma íntima comunhão com Ele. E mesmo quando o homem se afastou d’Ele pela desobediência, Deus não cessou de oferecer ao homem a sua aliança: … destinada a todos os homens e que se realiza em Cristo, Aquele que ilumina e dá sentido pleno à história de Deus com a humanidade.”
                                                                                           Bento XVI

domingo, 9 de dezembro de 2012

II DOMINGO DO ADVENTO NA CAPELA DE SANTO ANTÓNIO

Palavra da Semana: Precursor

Precursor é quem vai a anunciar a chegada de alguém importante.

É evidente que não é importante o precursor, mas quem ele anuncia…

No caso de João Batista também assim é! Mas foi o próprio Jesus que disse, referindo-se a João Batista: “Entre os filhos de mulher, não nasceu ninguém maior do que ele”.

Por isto, estamos diante dum caso excecional: São importantes Jesus Cristo, o anunciado e o precursor, que O anunciou.

Há ainda algo mais a distinguir neste Precursor: A força da Palavra que anuncia e a coragem e audácia do seu testemunho. A palavra leva à conversão, sempre e só quando o testemunho dá credibilidade a essa palavra. Foi assim com João!

Pe. António Augusto, scj



Pensamento da Semana
“O ato de fé é a resposta do homem à revelação que Deus se dignou fazer-lhe, acolhendo na vida o benevolente desígnio que Ele
tem para a humanidade e a criação inteira: recapitular tudo em Cristo, reunindo n'Ele o que há no céu e na terra.
Bento XVI



SÓ JESUS NOS LEVANTA! (You raise me up)

"Vivemos tão pouco tempo neste mundo
Então, porque não?...
Amar, partilhar, esquecer tristezas, mágoas e
ser um presente de Deus para as pessoas!"

domingo, 2 de dezembro de 2012

I DOMINGO DO ADVENTO NA CAPELA DE SANTO ANTÓNIO

Palavra da Semana: Caminhada
- Vou andar a pé. Queres vir?

Se alguém ainda não recebeu este convite das duas uma: Ou não vive em Portugal, ou vive mas não tem amigos… Andar é a coqueluche nacional! E oxalá perdure... Depois de um tempo em que ver alguém andar a pé, era de se ter pena, porque devia ser mesmo um miserável, que nem para bicicleta tinha dinheiro, chegou esta moda. E ai de quem se atreva a dizer que não tem tempo!...

Advento é caminhada, para se fazer caminho ao andar, indo ao encontro de Quem vem e é desejado: O CAMINHO!

Não fiquemos parados, por mais inóspitos que sejam os desertos a atravessar. Sempre haverá trilhos e oásis… E no fim, por mais dura que seja a caminhada, há um CAMINHO que nos leva onde queremos chegar: UMA NOVA HUMANIDADE, renascida em cada Natal, na gruta de Belém; um NOVO MUNDO, renascido no abraço do lobo e do cordeiro…

…UMA PAZ com rosto de MENINO!

Pe. António Augusto, scj





Pensamento da Semana
“No nosso tempo verificou-se um fenómeno particularmente perigoso para a fé: de facto, existe uma forma de ateísmo que definimos «prático», no qual não se negam as verdades da fé ou os ritos religiosos, mas simplesmente se consideram irrelevantes para a existência quotidiana, destacadas da vida, inúteis. Então, com frequência, cremos em Deus de modo superficial, e vivemos «como se Deus não existisse». Mas, no final este modo de viver resulta ainda mais destrutivo, porque leva à indiferença à fé e à questão de Deus.
Bento XVI


sábado, 24 de novembro de 2012

XXXIV DOMINGO NA CAPELA DE SANTO ANTÓNIO

Palavra da Semana: Poder

“Àquele que nos ama e pelo seu sangue nos libertou do pecado e fez de nós um reino de sacerdotes para Deus seu Pai, a Ele a glória e o poder pelos séculos dos séculos.”

- E porquê, a ELE?
Porque o poder é d’ELE e mais ninguém tem poder, a não ser o poder que d’ELE recebe. Não foi isso que ELE disse a Pilatos? «Nenhum poder terias, se te não fosse dado lá do alto…»

Como estariam certos e como seria bom, se os poderosos deste mundo, sentissem que o seu poder é por delegação de Deus! Então, o poder não seria prepotência, orgulho, soberba, sobranceria, despotismo…Mas simplicidade, humildade, dedicação e serviço… O orgulho de mandar se transformaria em vontade de servir, capacidade de entrega, preocupação pelo bem comum…

E… Mandar seria servir!

Pe. António Augusto, scj
Pensamento da Semana
"...olhando para o íntimo de nós mesmos, nos damos conta que possuímos uma sede de infinito que nos impele a avançar sempre mais na direção de Deus, o único capaz de nos saciar. Enfim, a vida da fé: ela é encontro com Deus que nos fala, intervém na história e nos transforma."
Bento XVI


CRISTO REI DA GLÓRIA

                        

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

XXXIII DOMINGO NA CAPELA DE SANTO ANTÓNIO

Pensamentoda Semana

“…Não se pode chegar diretamente à Fé. O Homem em síntese conhece bem o que não sacia, mas pode imaginar ou definir o que lhe faria experimentar aquela felicidade da qual leva no coração as saudades… Por conseguinte, não se trata de sufocar o desejo que se encontra no Coração do Homem, mas de o libertar, para que possa alcançar a sua verdadeira altura... Quando no desejo se abre a janela em direção a Deus, isto já é sinal da presença da fé no ânimo, fé que é uma graça de Deus...”
Bento XVI

Palavra da Semana: Fim

Tudo o que começa, acaba ou já acabou, seja bom ou seja mau. Até a crise, que tanto nos incomoda, acabará. Há fim para tudo menos para o que é eterno! Para nós, também há um fim… E no fim “os que dormem no pó da terra acordarão, uns para a vida eterna, outros para a vergonha e o horror eterno. Os sábios resplandecerão como a luz do firmamento, e os que tiverem ensinado a muitos o caminho da justiça brilharão como estrelas por toda a eternidade”.
O fim existe, portanto, mas não é igual para todos. Para uns será vergonha e horror; para outros será uma eterna felicidade! Por isso, a vida que agora vivemos, não o pode ignorar. Não sabemos nem o dia nem a hora em que deixaremos este mundo e nem o fim e a hora do fim deste nosso mundo. Mas que há fim, lá isso há! É sábio quem o não ignora e vive cada momento com a profundidade e o amor de quem sabe que pode ser o último.
Pe. António Augusto, scj

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

SÓ DEUS BASTA!

      Nada te perturbe                              Nada te perturbe
      Nada te espante                                Nada te espante
      Quem a Deus tem,                                         Só Deus basta!
                    Nada lhe falta!



domingo, 11 de novembro de 2012

XXXII DOMINGO NA CAPELA DE STO ANTÓNIO

Cartaz da Semana





 
Palavra da Semana: Generosidade

"Esta pobre viúva deitou na caixa mais do que todos os outros. Eles deitaram do que lhes sobrava, mas ela, na sua pobreza, ofereceu tudo o que tinha, tudo o que possuía para viver.» - Disse Jesus.

Há muitos modos de dar. Mas nem todos são reveladores de generosidade. Há quem dê por vaidade, sobranceria e orgulho. E há até quem o faça para humilhar quem recebe. Nada disto é generosidade e nada disto tem qualquer mérito. Mas há quem dê por amor, sem que a «a mão esquerda saiba o que faz a direita», sem humilhar nem ofender, simplesmente porque somos devedores de amor uns aos outros. Esses não dão do que sobra, restos que ninguém quer, roupa sem botões e calçado sem atacadores…Antes, partilham do seu pão, dão roupa do seu armário, lavada e passada a ferro, sapatos engraxados...

Dar é ver no outro o nosso próprio rosto. E fazer por ele o que gostaríamos que fizessem por nós. Generosidade, precisa-se!

                                                                                                                          Pe. António Augusto, scj

 

Pensamento da Semana



"Não posso construir a minha fé pessoal num diálogo privado com Jesus porque a fé me é doada por Deus através duma comunidade crente que é a Igreja... A nossa fé só é deveras pessoal, se for também comunitária: só pode ser a minha fé, se viver e se mover no «nós» da Igreja...A fé da Igreja precede, gera, apoia e nutre a nossa fé. ...é na comunidade eclesial que a fé pessoal cresce e amadurece.Num mundo no qual o individualismo parece regular as relações entre as pessoas, tornando-as cada vez mais frágeis, a fé chama-nos a ser Povo de Deus, a ser Igreja..."
                                                                                                                                        Bento XVI




quinta-feira, 8 de novembro de 2012


FELIZES OS QUE AMAM O SENHOR

Felizes os que amam o Senhor,
Felizes os que andam seus caminhos,
Felizes são os pés daqueles
Que vivem e anunciam a verdade.


 

 
 

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

DEUS É A NOSSA ESTRELA POLAR



CONFIAREI


"Com efeito, no nosso tempo é necessária uma renovada educação para a fé, que inclua sem dúvida um conhecimento das suas verdades e dos acontecimentos da salvação, mas sobretudo que nasça de um encontro verdadeiro com Deus em Jesus Cristo, do amá-lo, do ter confiança nele, de modo que a vida inteira seja envolvida por Ele."
                                                                                                                                                                   Bento XVI