quarta-feira, 23 de julho de 2014

A nossa Rosarinho

 
Um fruto da Paróquia de Baguim do Monte - A nossa Rosarinho! 



Olá, a todos, saudações. Especialmente a vós Jovens, que buscais o Ideal de viver.
Sou uma jovem, da Comunidade Paroquial de Baguim do Monte - Gondomar, licenciada e com formação musical e catequética.

Foi-me pedido um testemunho, para que outros jovens conheçam a grandeza e maravilha do que é o Ideal missionário.

Titulei «Um Fruto da Paróquia», porque se a nossa vida cristã é inspirada no colo dos pais, é alimentada na Igreja paroquial. Sem a Comunidade dificilmente crescemos e permanecemos nesta disponibilidade de ser dom para os outros, para o mundo e especialmente para os mais pobres.

Como a maioria das crianças frequentei a catequese e à medida que fui crescendo fui-me envolvendo nos diversos trabalhos paroquias sobretudo na música. A partir dos 6 anos de idade comecei a frequentar um grupo do Renovamento Carismático Católico com os meus pais que muito me ajudou na minha relação com Deus.

Com o passar do tempo, aumentavam os anos e a minha ânsia de mais...mais alto, mais longe, mais além, mais forte, mais profundo... Fui percebendo em mim a necessidade de dar mais a Deus, sobretudo de me dar totalmente, esta energia interior às vezes mais parecia um vulcão. No entanto não sabia como, onde poderia saciar a minha ânsia de amor infinito. Observava os diversos Institutos Religiosos. Contudo, não me identificava com nenhum. Um certo dia, pela televisão conheci a Comunidade «Canção Nova», de que já ouvira falar. Decidi conhecer mais a fundo este Movimento novo e perceber e sentir qual o seu modo de vida. Comecei a frequentar os encontros que eles proporcionavam. Agradou-me. Então decidi iniciar com eles um caminho vocacional. Porque não havia de ser para mim o chamamento de Jesus? Será que Ele só chama os outros? Não é este meu fervilhar do coração a sua voz amiga que me inquieta e convida? Não foi difícil arrancar-me a mim mesma e à família. Mais ousado era para os meus Pais e Irmão. Mas se é Deus que chama!... Compreenderam.

A Comunidade Canção Nova tem como objectivo de vida a evangelização servindo-se dos Meios de Comunicação Modernos(TV, rádio (103.7), Internet (cancaonova.com), com todo o apoio multimédia actual e através de encontros por todo o país.

Quando terminei a faculdade decidi fazer uma experiência de missão em Fátima onde temos a nossa casa. Passados alguns meses a Comunidade convidou-me a ir um ano ao Brasil. Para passar por um processo intenso de formação na doutrina da Igreja e nas Regras próprias da Comunidade, bem como fazer uma experiência de missão por aquelas terras. Eu com um certo receio aceitei, renunciando a todas as seguranças que tinha em Portugal, e assim em Janeiro de 2007 atravessei o Atlântico. Não é fácil. Tem tanto de aventura e paixão como de corte e arranque, mas estava firmemente decidida. E sentia que Jesus Cristo estava comigo.

Durante o ano 2007 trabalhei na paróquia de Lavrinhas, lugar onde residia, pertencente ao estado de S. Paulo. Debrucei-me essencialmente no trabalho com grupos de oração tendo maior enfoque na Juventude. Para mim foi uma experiência indescritível e inesquecível. Pois através da nossa doação vimos muitas vidas restauradas: jovens que tomaram rumo na vida, casais em risco de separação que viram as suas vidas restauradas, casais divorciados que voltaram a reconciliar-se, isto nos encontros de casais que a Comunidade promovia. Foi inesquecível, sobretudo no que respeita à dependência total de Deus. Porque quando se está fora do país tudo é novo só Deus é o mesmo...Aquele que conhecemos no colo dos pais, e por isso Ele torna-se o refúgio mais seguro para nós.
Agora, com Jesus e a nossa Mãe, continuo a fazer o meu caminho na Comunidade Canção Nova, em ordem a uma eventual consagração definitiva e total a Deus, à Igreja na Nova Evangelização e aos pobres.

Jovem que me lês.
Tu que buscas... e às vezes nem sabes bem o quê.
E se Jesus Cristo te chamasse? E se Ele te quer seu aliado, para renovar o Mundo?
Desejo que encontres verdadeiramente o teu caminho.
Se algum dia tiveres a possibilidade de fazer algo semelhante não tenhas medo porque Deus nunca nos abandona.
E para nós é um crescimento muito grande.
Vale a pena ser de DEUS!

Maria do Rosário Patrício

in Blog da Paróquia de S. Cosme - Gondomar 

Sem comentários:

Enviar um comentário