domingo, 27 de julho de 2014

Festa dos Avós






Parabéns aos avós,
nesta data querida.
Muitas felicidades,
muitos anos de vida.

Acolhei, ó Pai Santo,
no Vosso Coração,
pelos avós, nosso encanto,
esta nossa oração:

Tenham tudo de bom
do que a vida contém.
Tenham muita saúde
e alegrias também.

Hoje é dia de festa,
cantam as nossas almas.
Para os nossos avós
uma salva de palmas.

Festa dos avós

Hoje, na nossa querida Capela, celebramos uma Eucaristia extraordinária – a Festa dos Avós! Estiveram presentes avós, filhos e mais de uma centena de netos, o que muito enriqueceu a nossa Celebração. Sob o tema “Feliz daquele que vê crescer os filhos dos seus filhos” proporcionamos-lhes a merecida homenagem com muita alegria e afeto, pedindo a Jesus, por intercessão de seus avós, São Joaquim e Santa Ana, que nos ensine a viver na nossa família a intensidade do mandamento do Amor, de modo que todos sejam amados, desde os mais novos até aos mais idosos.






Ainda a propósito do tesouro

Voa bem mais alto livre sem alforge,
nem prata, nem ouro,
amando este mundo, esta vida que é campo
que esconde um tesouro. (bis)

Cartaz do XVII Domingo do Tempo Comum

Nós Te bendizemos pelo Reino dos céus que estabeleceste no coração do nosso mundo como um tesouro escondido e como um laço que nos conduz a Ti. Nós Te pedimos: dá aos Teus fiéis a coragem de procurar em toda a parte o tesouro da Tua presença escondida, para aí encontrarmos a riqueza do Teu amor.




sexta-feira, 25 de julho de 2014

Festa dos avós

Amanhã, a Igreja celebra São Joaquim e Santa Ana, avós maternos de Jesus. Como a nossa comunidade só se reúne ao domingo, será no dia seguinte que vamos fazer essa memória, honrando os avós de Jesus e, neles, todos os nossos avós.
A festa que lhes vamos fazer é o nosso obrigado a Deus pelo dom das suas vidas e pelo carinho que lhes devemos! Louvaremos a Deus pela sua presença tão terna nas nossas vidas e pela sabedoria da sua experiência de vida, que tanto nos ensina!
A Eucaristia terá início pelas 19h00 precedida da Recitação do Terço pelas 18h15. Junte-se a nós e traga a sua família e amigos, para que juntos peçamos a Jesus, por intercessão de seus avós, São Joaquim e Santa Ana, que nos ensine a viver a intensidade do mandamento do Amor, de modo que todos sejam amados, desde os mais novos até aos mais idosos. 

Unidos no Coração de Cristo, a quem pertencemos, desejamos a todos os avós um Feliz Dia!

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Senhor, aqui nos tendes

Senhor, aqui nos tendes
juntos para te amar.
Só Tu conheces e entendes
tudo o que temos p’ra dar:
Dor e pobreza, toda a alegria,
tanto sofrer e a paz,
que a vida oferece e cria,
que a vida leva e traz.
Ó Cristo, de braços cansados,
sem ti, Senhor, que seria,
a tormenta dos pecados
e o medo da manhã fria.
Então, faz de nós, ó Deus,
teu repouso e morada,
e o amor dos que são teus
torne a terra abençoada.
Faz ó Deus…

A nossa Rosarinho

 
Um fruto da Paróquia de Baguim do Monte - A nossa Rosarinho! 



Olá, a todos, saudações. Especialmente a vós Jovens, que buscais o Ideal de viver.
Sou uma jovem, da Comunidade Paroquial de Baguim do Monte - Gondomar, licenciada e com formação musical e catequética.

Foi-me pedido um testemunho, para que outros jovens conheçam a grandeza e maravilha do que é o Ideal missionário.

Titulei «Um Fruto da Paróquia», porque se a nossa vida cristã é inspirada no colo dos pais, é alimentada na Igreja paroquial. Sem a Comunidade dificilmente crescemos e permanecemos nesta disponibilidade de ser dom para os outros, para o mundo e especialmente para os mais pobres.

Como a maioria das crianças frequentei a catequese e à medida que fui crescendo fui-me envolvendo nos diversos trabalhos paroquias sobretudo na música. A partir dos 6 anos de idade comecei a frequentar um grupo do Renovamento Carismático Católico com os meus pais que muito me ajudou na minha relação com Deus.

Com o passar do tempo, aumentavam os anos e a minha ânsia de mais...mais alto, mais longe, mais além, mais forte, mais profundo... Fui percebendo em mim a necessidade de dar mais a Deus, sobretudo de me dar totalmente, esta energia interior às vezes mais parecia um vulcão. No entanto não sabia como, onde poderia saciar a minha ânsia de amor infinito. Observava os diversos Institutos Religiosos. Contudo, não me identificava com nenhum. Um certo dia, pela televisão conheci a Comunidade «Canção Nova», de que já ouvira falar. Decidi conhecer mais a fundo este Movimento novo e perceber e sentir qual o seu modo de vida. Comecei a frequentar os encontros que eles proporcionavam. Agradou-me. Então decidi iniciar com eles um caminho vocacional. Porque não havia de ser para mim o chamamento de Jesus? Será que Ele só chama os outros? Não é este meu fervilhar do coração a sua voz amiga que me inquieta e convida? Não foi difícil arrancar-me a mim mesma e à família. Mais ousado era para os meus Pais e Irmão. Mas se é Deus que chama!... Compreenderam.

A Comunidade Canção Nova tem como objectivo de vida a evangelização servindo-se dos Meios de Comunicação Modernos(TV, rádio (103.7), Internet (cancaonova.com), com todo o apoio multimédia actual e através de encontros por todo o país.

Quando terminei a faculdade decidi fazer uma experiência de missão em Fátima onde temos a nossa casa. Passados alguns meses a Comunidade convidou-me a ir um ano ao Brasil. Para passar por um processo intenso de formação na doutrina da Igreja e nas Regras próprias da Comunidade, bem como fazer uma experiência de missão por aquelas terras. Eu com um certo receio aceitei, renunciando a todas as seguranças que tinha em Portugal, e assim em Janeiro de 2007 atravessei o Atlântico. Não é fácil. Tem tanto de aventura e paixão como de corte e arranque, mas estava firmemente decidida. E sentia que Jesus Cristo estava comigo.

Durante o ano 2007 trabalhei na paróquia de Lavrinhas, lugar onde residia, pertencente ao estado de S. Paulo. Debrucei-me essencialmente no trabalho com grupos de oração tendo maior enfoque na Juventude. Para mim foi uma experiência indescritível e inesquecível. Pois através da nossa doação vimos muitas vidas restauradas: jovens que tomaram rumo na vida, casais em risco de separação que viram as suas vidas restauradas, casais divorciados que voltaram a reconciliar-se, isto nos encontros de casais que a Comunidade promovia. Foi inesquecível, sobretudo no que respeita à dependência total de Deus. Porque quando se está fora do país tudo é novo só Deus é o mesmo...Aquele que conhecemos no colo dos pais, e por isso Ele torna-se o refúgio mais seguro para nós.
Agora, com Jesus e a nossa Mãe, continuo a fazer o meu caminho na Comunidade Canção Nova, em ordem a uma eventual consagração definitiva e total a Deus, à Igreja na Nova Evangelização e aos pobres.

Jovem que me lês.
Tu que buscas... e às vezes nem sabes bem o quê.
E se Jesus Cristo te chamasse? E se Ele te quer seu aliado, para renovar o Mundo?
Desejo que encontres verdadeiramente o teu caminho.
Se algum dia tiveres a possibilidade de fazer algo semelhante não tenhas medo porque Deus nunca nos abandona.
E para nós é um crescimento muito grande.
Vale a pena ser de DEUS!

Maria do Rosário Patrício

in Blog da Paróquia de S. Cosme - Gondomar 

domingo, 20 de julho de 2014

Bodas de Ouro

A nossa Comunidade, este fim de semana, teve a alegria e o privilégio de celebrar as Bodas de Ouro de dois casais. No sábado, numa cerimónia privada, da D. Margarida e do Sr. Laurindo e no domingo, na nossa Celebração Dominical, da D. Alexandrina e do Sr. Cassiano. A D. Alexandrina, zeladora da nossa Capela desde a sua inauguração, merece todo o nosso carinho e gratidão pela dedicação e disponibilidade que tem demonstrado ao longo de todos estes anos. Nesta data tão importante e significativa não podíamos deixar de oferecer um postal comemorativo alusivo ao feliz acontecimento!


Grão de Trigo

A parábola do joio e do trigo mostra como devemos, na vida, suportar harmoniosamente a existência entre o bem e o mal, visto que é impossível realizar uma clara separação entre eles. A ação simultânea do senhor do campo, semeando a boa semente, e a do seu inimigo, semeando a erva daninha, é inevitável. E, perante esta situação, só nos resta ter paciência, misericórdia e esperança.
Paciência, porque, no final das contas, ficará patente a identidade do bem e do mal, embora, num determinado momento, parecessem semelhantes. Além disto, fica sempre aberta a possibilidade de conversão do pecado para a graça, pois a ação de Deus, no coração humano, supera o nosso entendimento.
Misericórdia, porque o discípulo do Reino é chamado a acolher os pecadores, com a mesma benevolência do Pai, sem pretender excluí-los dos benefícios do Reino. Trata-se de uma luta constante para libertá-los da escravidão à qual foram reduzidos pelo pecado. Sem misericórdia, este processo de aproximação será inviável.
Esperança, porque pela força de Deus, o bem terá a última palavra na história humana.





sábado, 19 de julho de 2014

Cartaz do XVI Domingo do Tempo Comum

Esta semana somos convidados a descobrir o Deus paciente e cheio de misericórdia, a quem não interessa a marginalização do pecador, mas a sua integração na comunidade do Reino; e, sobretudo, a interiorizar essa lógica de Deus, deixando que ela marque o olhar que lançamos sobre o mundo e sobre os homens...


sábado, 12 de julho de 2014

Cartaz do XV Domingo do Tempo Comum

Jesus escolheu pessoas para que fossem Seus mensageiros pelos caminhos do mundo, espalhando a semente da Palavra. 
Ele dá algumas orientações: «Saiu o semeador a semear. Quando semeava, caíram algumas sementes ao longo do caminho: vieram as aves e comeram-nas. Outras caíram em sítios pedregosos, onde não havia muita terra, e logo nasceram, porque a terra era pouco profunda; mas depois de nascer o sol, queimaram-se e secaram, por não terem raiz. Outras caíram entre espinhos e os espinhos cresceram e afogaram-nas. Outras caíram em boa terra e deram fruto: umas, cem; outras, sessenta; outras, trinta por um. Quem tem ouvidos, oiça».
Ainda hoje continua a precisa de mensageiros, como nós, para espalhar a Boa Notícia!


sábado, 5 de julho de 2014

Cartaz do XIV Domingo do Tempo Comum


O jugo da vontade de Deus deixou de ser um jugo opressivo e duro, mas gera agora a paz gloriosa prometida aos humildes e mansos, garantia da salvação definitiva. O jugo de Jesus é suave e o seu fardo é leve, não porque não seja exigente mas porque tirou as incrustações legalistas. Fazer a vontade de Deus deixou de ser um código ou um sistema moral a interpretar e a seguir, para ser simplesmente seguir Jesus, o Filho, que a revela e realiza de modo definitivo e pleno.