domingo, 29 de junho de 2014

Solenidade de S. Pedro e S. Paulo na Capela de Santo António

A festa que hoje celebramos é popularmente reconhecida como o dia do Papa, pastor e guia de todos os católicos, que nele pode sentir bem próxima a presença dos apóstolos Pedro e Paulo. Esta Solenidade ensina-nos que a Igreja, na qual cremos, está alicerçada sobre o fundamento dos apóstolos – Sim, a fé que hoje professamos, depois de dois mil anos, é a mesma professada pelos apóstolos escolhidos e enviados por Cristo. O Espírito atua na Igreja sob a proteção dos mesmos apóstolos colocados à sua frente e conduzida pelos seus legítimos sucessores a quem cabe guardar, defender, anunciar e testemunhar a fé que herdamos de Pedro e Paulo. Francisco é hoje o grande apóstolo do Evangelho que nos dá a Vida verdadeira. Como sucessor de Pedro e herdeiro de seu carisma-ministério, preside hoje à caridade, apascentando com zelo os fiéis que lhe são confiados. Mas é também chamado, a exemplo de Paulo, a desgastar-se de todos os modos, a fim de que a Palavra de Deus atinja os corações e, assim, o mundo se renove na esperança que vem da firmeza de Deus. Que São Pedro e São Paulo intercedam sempre pela Igreja que lhes custou o sangue, e que Deus abençoe o Papa Francisco para que mantenha a coragem e vigor de enfrentar os desafios da nossa época e conduzir a Igreja ao seu destino final alcançando, para todos nós, a graça de sermos discípulos missionários de Jesus Cristo na aurora do século XXI!









S. Pedro e S. Paulo

Hoje celebramos a solenidade de São Pedro e São Paulo.

Pedro e Paulo são bastante diferentes quanto à personalidade, mas idênticos no amor a Cristo e à Igreja. Homens frágeis, pecadores, transformados pela misericórdia do Senhor e pela força do seu Espírito, deram a vida pelo Senhor e estabeleceram as bases da comunidade cristã, a Igreja, destinada a espalhar-se por todo o mundo. Pedro é a pedra sobre a qual Cristo quis edificar a sua Igreja, a sua comunidade e a ele confia as chaves do Reino. Paulo recebeu a tarefa de difundir a palavra de Verdade, o Evangelho, até os confins da terra, pregando e fundando comunidades cristãs. São santos que encontram no Papa o continuador e o testemunho da missão de Cristo que continua no meio de nós; nele encontramos a autoridade de Pedro e o ardor missionário de Paulo.
Que a solenidade deste domingo nos continue a chamar a ser presença ativa, assumindo a nossa responsabilidade na Igreja, para que sejamos sempre mais comunhão no interior dela e sejamos sempre mais missão no mundo de hoje.


sábado, 21 de junho de 2014

Cartaz do Corpo de Deus




Reflexão do nosso querido Papa Francisco sobre a Eucaristia:
“Estimados amigos, nunca daremos suficientemente graças ao Senhor pela dádiva que nos concedeu através da Eucaristia! Trata-se de um dom deveras grandioso e por isso é tão importante ir à Missa aos domingos. Ir à Missa não só para rezar, mas para receber a Comunhão, o pão que é o Corpo de Jesus Cristo que nos salva, nos perdoa e nos une ao Pai. E todos os domingos vamos à Missa, porque é precisamente o dia da Ressurreição do Senhor. É por isso que o domingo é tão importante para nós! E com a Eucaristia sentimos esta pertença à Igreja, ao Povo de Deus, ao Corpo de Deus, a Jesus Cristo.” Nunca compreenderemos todo o seu valor e toda a sua riqueza. 
“Então, peçamos-Lhe que este Sacramento possa continuar a manter viva na Igreja a Sua presença e a influenciar as nossas comunidades na caridade e na comunhão, segundo o Coração do Pai. É preciso ter sempre presente que a Eucaristia não é algo que nós fazemos; não é uma nossa comemoração daquilo que Jesus disse e fez. Não! É precisamente uma ação de Cristo! Ali, é Cristo quem age, Cristo sobre o altar! É um dom de Cristo, que se torna presente e nos reúne ao redor de Si, para nos alimentar com a Sua Palavra e a Sua vida.”

Uma celebração pode até ser maravilhosa sob o ponto de vista exterior mas, se não nos levar ao encontro com Jesus corre o risco de não oferecer alimento algum ao nosso coração e à nossa vida. Através da Eucaristia, ao contrário, Cristo quer entrar na nossa existência e permeá-la com a Sua graça, de tal modo que em cada comunidade cristã haja coerência entre liturgia e vida.
É com estes sentimentos que, todos os domingos pelas 19h00, aguardamos por si, pelos seus familiares e pelos seus amigos.

domingo, 15 de junho de 2014

Festa de Santo António

Eram mais de uma centena! Todos queriam lembrar o santo… 
Na nossa querida Capela de Santo António, o Sr. Pe António Augusto, scj, recordou-nos como é admirável que, após setecentos e oitenta e três anos da sua morte, o celebramos, invocamos e sentimos vivo e presente entre nós. É que os Santos não morrem! Vivem em Deus, e estão presentes junto de Deus com a sua intercessão e próximos de nós com a sua solicitude, estimulam-nos com o exemplo da sua vida e da sua santidade à fé, à esperança e à caridade, ao seguimento de Cristo, à realização da nossa vocação à santidade...
A verdadeira devoção leva à imitação: sentimo-nos também interpelados com o exemplo da sua vida, com a sua santidade e pelos seus escritos, onde sobressai o vigor e a beleza do Evangelho e onde ele nos recorda as grandes verdades da fé e da salvação, nos chama à conversão, aos caminhos de Deus e nos convida a assumir o Evangelho como regra de vida e a grande força para a transformação social, que tanto necessitamos.
Foi, sem dúvida alguma, uma Celebração Eucarística memorável, com uma adesão da parte de todos que ultrapassou qualquer expetativa. Tudo foi comovente e inspirador, baseado numa fé marcada pela devoção e esperança confiada a Sto. António, de que a nossa Comunidade é um sinal bem visível.
Pedimos ao Senhor, que nos dê força e saúde, para continuarmos a viver este tempo que nos é dado, com alegria e dedicação, percebendo cada vez mais que temos necessidade d`Ele e que Ele é tudo para nós!







sábado, 14 de junho de 2014

Solenidade da Santíssima Trindade e Festa de Santo António

O mistério da Santíssima Trindade é o mistério central da fé e da vida cristã. Só Deus nos pode dar a conhecer, revelando-se como Pai, Filho e Espírito Santo. Pela graça do Batismo "Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo “ somos chamados a compartilhar da vida da Santíssima Trindade, aqui na Terra na obscuridade da nossa fé e para além da morte, na luz eterna. Pela Confirmação, como o próprio nome diz, somos chamados a confirmar essa fé para que, para além de vivermos segundo a Palavra de Deus, demos testemunho dela e a levemos para toda a parte.
Foi isso que fez Santo António que amanhã festejamos solenemente na nossa Capela. Às 17H iniciamos as cerimónias religiosas com a recitação do Terço, às 18H segue-se a Procissão e às 19H a Eucaristia Dominical com sermão, presidida pelo nosso Pároco, Sr. Padre Lucindo Silva. No final vamos oferecer o pão de Santo António, recordando a caridade e a grande generosidade do nosso querido Santo António, pois continua a ser dever fundamental e urgente de todo o ser humano partilhar o pão com quem não o tem!


           

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Festa de Santo António


O mês de Junho, na nossa Comunidade, é marcado pela alegria de celebrar e festejar o nosso padroeiro: o Santo António.
Com ele aprendemos muito, pois além de ser um dos Santos mais próximo do coração das pessoas – até parece que entende as necessidades básicas e mais íntimas dos seres humanos! – Também é tido como um dos mais populares da nossa Igreja e do mundo inteiro. É como se fosse um cúmplice que acolhe as nossas necessidades e as apresenta a Deus. É uma figura concreta que nos mostra que só fazendo o bem podemos ser felizes, ajudando-nos a viver com mais abertura para Deus e para os Irmãos.
Celebrar o Santo António é também reavivar em nós as virtudes que marcaram a sua vida e o fizeram grande perante Deus e o mundo: solidariedade, proximidade, firmeza, ternura, confiança, fé e amor aos outros. Na comemoração das festas Antonianas, haverá 2 momentos muito importantes: Na sexta feira, 13 de junho, às 20h, celebração Eucarística em Honra de Santo António, presidida pelo Sr. Padre Francisco Costa, scj. e no domingo, 15 de junho, recitação do Terço, às 17h, Procissão às 18h e Eucaristia Dominical com sermão, às 19h, presidida pelo nosso Pároco, Sr. Padre Lucindo Silva.
Nunca nos podemos esquecer que é a liturgia que alimenta a nossa fé, alegra e encanta o nosso coração, cria esperança, motiva a comunhão e a pertença ao Povo de Deus, iluminando o nosso caminhar, dando assim mais sentido à nossa vida.


Junte-se a nós para que juntos celebremos e festejemos o Santo António, na liturgia e na vida. Ele é luz que nos conduz à grande LUZ!


sábado, 7 de junho de 2014

Capela de Santo António

Ontem, integrado nas comemorações dos 50 anos da Paróquia de Baguim do Monte, realizou-se um Sarau Cultural. Também nós, apesar de sermos o grupo mais distante do Centro Paroquial, mas por nos sentirmos parte integrante dessa grande Comunidade, marcamos presença com dois cânticos “ O Senhor é meu Pastor” e “Hino ao Santo António”, e com uma apresentação onde partilhamos as nossas origens. A nossa história!


domingo, 1 de junho de 2014

Dia mundial da Criança na Capela de Santo António

Hoje, Dia Mundial da Criança, na nossa Eucaristia pedimos ao Senhor por todas as crianças do mundo, muito especialmente pelas que fizeram a sua Primeira Comunhão, para que sejam firmes no seguimento de Jesus e vivam a sua fé todos os dias com muita alegria e fidelidade aos ensinamentos de Deus...







Cartaz do VII domingo da Páscoa

Se a nossa fé no Senhor ressuscitado está viva, a alma não pode deixar de estar repleta de alegria, e a missão configura-se como um transbordar de alegria, que nos leva a transmitir a todos a boa notícia da salvação, com uma coragem livre de temores e de complexos, mesmo que seja à custa do sacrifício da nossa própria vida.