"Estamos a viver a 2.ª semana da Quaresma. Fomos interpelados à conversão e agora é-nos sugerida a meta: a nossa transformação, em Cristo. O Evangelho da Transfiguração desafia-nos a beber de uma fonte inesgotável: a Palavra de Deus, que Se fez Carne e mostrou o Seu rosto em Jesus Cristo, o Filho de Deus. Deixemos ressoar, na nossa família, o apelo do Evangelho do domingo passado.
«Uma voz dizia da nuvem: este é o meu Filho muito amado, no qual pus toda a minha complacência. Escutai-O.»
Na cena da Transfiguração, “mistério de luz por excelência” faz-se ouvir a voz do Pai. O Pai que está nos céus vem amorosamente ao encontro de Seus filhos, a conversar com eles. E deixa-nos este desafio: «Escutai-O», como se nos dissesse: «Escutai o meu Filho, que é o rosto humano da minha Palavra divina». Na verdade, a Luz de Deus reluz no rosto de Cristo.
Esta semana bebamos mais desta fonte da alegria, que é a Palavra de Deus. Somos desafiados a escutar mais atentamente a Palavra de Deus, meditando, por exemplo, as leituras que a Igreja nos propõe, para cada dia. É muito importante familiarizarmo-nos com a Palavra, para fazer crescer o amor na nossa família. E assim a nossa família tornar-se-á cada vez mais um Templo onde habita o Espírito Santo. Sigamos o exemplo da Virgem Maria. Ela soube ouvir a Palavra de Deus, de modo tão perfeito, que pôde dizer: «Eis a serva do Senhor, faça-se em Mim segundo a Vossa Palavra”. Saibamos escutá-la, para a anunciar e fazer frutificar em alegria.»"
Sem comentários:
Enviar um comentário