sábado, 29 de outubro de 2016

XXXI domingo do Tempo Comum


Com novembro à porta, espreita já, num recanto do olhar, a lágrima da saudade por quem um dia «nos morreu»! E levanta-se um corrupio de gente, numa romagem ao cemitério, que depressa corre o risco de se perder numa romaria de velas e flores! Será que, deste modo, pensamos a morte para mais fundo pensarmos a vida? Ou será que nos enterramos ainda mais na tristeza dos que vivem no mundo, sem Deus e sem esperança? 
Deus é vida e, por isso, a pessoa humana, feita à imagem de Deus, aspira pelo amor, pela alegria e pela paz! Este desejo de uma vida maior é, portanto, um sinal inscrito no coração humano, de que foi Deus quem nos criou, de que temos em nós a Sua «marca»! Eis porque Zaqueu, um homem «bem na vida», procurava, a todo o custo, ver Jesus, para encontrar a vida maior! Sem Deus, a sua vida não tinha dimensão bastante, era ainda de pequena estatura. Zaqueu sobe à árvore, como quem trepa pela vida acima; esforça-se por ver Jesus, para assim encontrar a Vida, em toda a sua vastidão e beleza! Na verdade, cada pessoa humana é criada para aquilo que é grande, para o infinito! Qualquer outra coisa é ainda insuficiente. Por isso, sendo visto e encontrado por Jesus, Zaqueu larga mão da sua vida para se agarrar à vida de Deus! E bem podemos imaginar o primeiro desabafo, em sua casa: «Criaste-me para Ti, Senhor, e o meu coração não descansa, enquanto não repousar em Ti»! 
A esperança de Zaqueu chama-se agora Jesus!


domingo, 23 de outubro de 2016

Dia Mundial das Missões na nossa Capela

Hoje celebramos o Dia Mundial das Missões e, mais uma vez, «subimos» ao Templo para orar. O Pe. João Batista Amâncio convidou-nos, de forma especial, a rezar pelos missionários e missionárias ao estilo do apóstolo Paulo, que combateu o bom combate da fé e foi um missionário incansável. Nesta bela celebração, também nós quisemos pedir a mesma força para a nossa comunidade, hoje chamada a percorrer novos caminhos e ambientes, a ser uma Igreja missionária, em saída...







Dia Mundial das Missões


“Cada cristão e cada comunidade há de discernir qual é o caminho que o Senhor lhe pede, mas todos somos convidados a aceitar esta chamada: sair da própria comodidade e ter a coragem de alcançar todas as periferias que precisam da luz do Evangelho” (EG 20).
No Dia Mundial das Missões, todos somos convidados a «sair» como discípulos missionários, pondo cada um a render os seus talentos, a sua criatividade, a sua sabedoria e experiência para levar a mensagem da ternura e compaixão de Deus à família humana inteira. 


domingo, 16 de outubro de 2016

XXIX domingo do Tempo Comum


Jesus ensinou-nos a rezar no Pai-nosso, e na Sua oração, no Horto das Oliveiras, a que se faça a vontade de Deus em nós. Toda a nossa oração deve assentar aqui. Cada suplica que fazemos deve ser para cumprir a vontade de Deus em nós, porque a Sua vontade é caminho de vida e de felicidade. A Sua vontade é que vivamos numa comunhão de amor e de vida à imagem da Santíssima Trindade. O que acontece muitas vezes é que os pedidos que fazemos nas nossas orações não são para fazer a vontade de Deus mas a nossa própria vontade mesquinha e, por isso, são fonte de destruição para os outros e muitas vezes para nós próprios.
Porque confiamos em Deus, porque Ele dá sentido à nossa vida e nos sustenta, é que nós lhe devemos rezar sempre e sem desanimar para que a Sua vontade aconteça em nós para a Salvação do Mundo.


domingo, 2 de outubro de 2016

XXVII domingo do Tempo Comum

Senhor, se a nossa religiosidade
está sobrecarregada das nossas certezas,
leva parte dessa «grande fé» para longe de nós.
Liberta a nossa religião
daquilo que é demasiado humano
e dá-nos "a fé de Deus".
Dá-nos antes, se essa for a Tua vontade,
um pouco de fé, uma fé tão pequena
como um grão de mostarda,
pequena e cheia do Teu poder...

Tomás Halik em "A noite do confessor"