domingo, 29 de novembro de 2015


Hoje acendemos a primeira das quatro velas que nos vão acompanhar, semana após semana, até à luz do Natal, dando assim inicio a um tempo cheio de significado e riqueza para a Igreja: o tempo de Advento.
Este tempo litúrgico convida-nos a estarmos atentos e vigilantes, preparando-nos alegremente para a vinda do Senhor. 
Inspirados no sonho de “querermos uma Igreja que faça experiência da misericórdia de Deus e que a traduza em toda a sua vida”, pretendemos, a exemplo do que fizemos no ano passado, unir, congregar e mobilizar toda a comunidade, traduzindo nos sentimentos, nos gestos e nas atitudes o “rosto” acolhedor e missionário da Igreja do Porto, Mãe de bondade, de ternura e de misericórdia, a exemplo de Maria, Mãe de Jesus.
O Natal possui fascínio e tem a missão de nos fazer concretizar o sonho de Deus para a Humanidade, celebrado, vivido e contemplado no mistério da encarnação de Jesus, Filho de Deus por isso, em cada semana vamos encher o “cesto” dos nossos dons para que eles se transformem em “cabaz” de generosidade, em “manjedoura” que acolhe e abriga a vida e em “sinal vivo” da misericórdia e da salvação de Deus para todos.
Decerto, todos queremos que Jesus nasça de verdade no nosso coração e no coração do nosso mundo por isso, vamos ao encontro de Jesus para que, como aconteceu com Maria e José, com os anjos de Deus, com os pastores, com os magos e com tantos discípulos missionários de todos os tempos, saibamos fazer da “Alegria do Evangelho a nossa missão” e proclamar com a palavra e com as obras: “Felizes os misericordiosos!”


I domingo do Advento

“O Senhor vos faça crescer e abundar na caridade uns para com os outros e para com todos!" (1 Ts 3,12)




domingo, 22 de novembro de 2015

Solenidade de Cristo Rei na Capela de Santo António


Hoje celebramos o último domingo do ano litúrgico. E, apesar de os nossos olhos estarem postos no fim, «quando Cristo entregar o Reino a Deus, seu Pai», a Igreja propõe-nos que o nosso olhar de fé se fixe no rosto de Cristo, Rei e Senhor do Universo. 
Jesus não é, com certeza, um «rei» à maneira dos poderosos senhores deste mundo. Ele não veio para dominar sobre povos e territórios, mas veio para dar testemunho da verdade, isto é, para mostrar que Deus é Amor. 
Ele é Amor e Verdade, e quer o amor, quer a verdade, nunca se impõem: batem sempre à porta do coração e da mente e, onde podem entrar, trazem paz e alegria. É este o Seu modo de reinar: ele não reina dominando-nos, mas atraindo-nos no Seu amor. 
Obrigada Pe João Batista Amâncio por tão solene celebração! Cristo Jesus é mesmo o eterno Sacerdote e o verdadeiro Rei do universo!





Tu És Rei, Senhor


Tu és rei, Senhor, e o Teu trono é a Cruz.
Tu és rei, Senhor, e Teu reino é o coração de cada Homem.
Tu és rei, Senhor, e estás presente no mais pequeno.
Tu és rei, Senhor, e estás à nossa espera no pobre.
Tu és rei, Senhor, e queres mais o amor que o poder.
Tu és rei, Senhor, e moras em tantos corações.
Tu és rei, Senhor, e primas pela mansidão e pela humildade.
Tu és rei, Senhor, e não tens exército nem armas.
Tu és rei, Senhor, e não agrides nem oprimes.
Tu és rei, Senhor, e não ostentas vaidade nem orgulho.
Tu és rei, Senhor, e a tua política é a humildade, a esperança e a paz.
Tu és rei, Senhor, e continuas a ser ignorado e esquecido.
Tu és rei, Senhor, e continuas a ser silenciado.
Tu és rei, Senhor, e vejo-Te na rua, em tanto sorriso e em tanta lágrima.
Tu és rei, Senhor, e vais ao encontro de todo o ser humano.
Tu és rei, Senhor, e és Tu que vens ter connosco.
Hoje, Senhor, vou procurar-Te especialmente nos simples, nos humildes, nos que parecem estar longe.
Hoje, Senhor, vou procurar estar atento às Tuas incontáveis surpresas.
Obrigado, Senhor, por seres tão diferente.
Obrigado, Senhor, por seres Tu!

(Pe. João Teixeira)


sábado, 21 de novembro de 2015

Solenidade de Cristo Rei


Como pedras vivas desta Igreja devemos relacionar-nos em harmonia com os que partilham connosco esta missão de ser a Igreja Viva de Jesus Cristo, onde a paz, a correcção fraterna, a caridade e a partilha são elementos duma verdade de vida que queremos continuar.
Diante d’Ele, Alfa e Ómega, princípio e fim de todas as criaturas, todos se inclinam. Deus reina para sempre! “O meu reino não é deste mundo”, ouviremos Jesus dizer a Pilatos no Evangelho. O Senhor identifica o Reino de Deus com o testemunho da Verdade, que é Ele próprio. “Para isto nasci, para isto vim ao mundo”.


sábado, 14 de novembro de 2015

Cartaz do XXXIII Domingo do Tempo Comum

O ano caminha para o seu termo, não como para um fim sem além, mas como para o supremo momento de quem tem vivido na expectativa de alguém que vai chegar e quer ser acolhido. É o Senhor Jesus, o Filho do Homem, que virá para congregar os homens em Si, e os levar consigo para o Pai. Aí será o lugar do repouso eterno, para quem viver esta vida presente na expectativa feliz do Senhor que vem. Expectativa e preparação são atitudes fundamentais de toda a vida cristã, hoje lembradas de maneira particular. (SNL)


domingo, 8 de novembro de 2015

Semana Nacional dos Seminários

A Semana Nacional dos Seminários ocorre de 08 a 15 de novembro, pouco tempo antes do início do Ano Santo da Misericórdia proclamado pelo Papa Francisco como um ano jubilar de graça para a Igreja e para a humanidade. Em sintonia com a Igreja Universal, desejamos que o trabalho, a catequese e a oração pelas vocações sacerdotais, pelos seminários e pelos sacerdotes nasçam da certeza de que Deus é misericordioso com todos os seus filhos. 




sábado, 7 de novembro de 2015

Cartaz do XXXII Domingo do Tempo Comum


Amanhã, Jesus vai apresentar-nos como modelo uma mulher pobre que, no fundo, até era rica. Ela não é rica porque tem; ela é rica porque dá. Ao dar o pouco que era tudo o que tinha, ela mostrou ser mais rica que os maiores ricos. É que enquanto os outros davam do que tinham, ela deu o que tinha, o que faz toda a diferença!
Ao dar esse pouco, ela deu tudo, deu-se a si mesma, deu o seu ser e revelou-se imensamente rica. Os outros, eram ricos de ter mas vazios de ser!