domingo, 25 de maio de 2014

Procissão de velas - Caminhada de Luz

Ontem, a Comunidade de Santo António reuniu-se para louvar o Imaculado Coração de Maria, invocado sob o título de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, com a celebração da Santa Missa e a Oração do Terço, no decurso da Procissão de Velas.
O Sr. Padre José Marçal referiu a pertinência da Mensagem de Fátima que não é mais do que o reafirmar o apelo do Evangelho: conversão e penitência. 
Após a Missa, deu-se início à Procissão das Velas pelas ruas da nossa freguesia. Que linda foi a nossa Caminhada de Luz! Ao longo do percurso eram várias as casas que nas janelas e varandas tinham colchas e velas acesas; portas abertas e luzes ligadas...
Aos jovens da nossa Comunidade, coube a figuração dos Pastorinhos e de Nossa Senhora; aos mais velhos, a leitura das meditações dos Mistérios do Terço.
Foram meditados os Mistérios Gozosos do Rosário, aqueles que contam o início na vida de Jesus, desde a anunciação do Anjo a Nossa Senhora até a Perda e Encontro do Menino entre os doutores.
Mais uma vez, a Comunidade de Santo António demonstrou a grande devoção que tem a Nossa Senhora, Aquela que é Mãe de Jesus Cristo e de toda a Igreja.
Peçamos à Virgem Maria que toque no coração de todos quantos A honraram neste lindo dia e que nos ajude a uma constante mudança de vida, no caminho da Santidade.






  

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Festa em honra do Imaculado Coração de Maria

No próximo fim de semana, 24 e 25 de maio, celebramos a Festa do Imaculado Coração ​de Maria, Padroeira de Baguim do Monte.
No sábado, há várias procissões de velas em simultâneo, partindo das Capelas e do Nicho do Crasto para a Igreja. 
Que linda será esta caminhada de Luz pelas ruas da nossa terra!
Nesta zona, a procissão sai da nossa querida Capela de Sto. António às 21h00. Venha mostrar que é devoto(a) de Maria, que confia no Coração da Mãe Imaculada. Podemos e devemos ser muitos! Porque grande é o nosso amor a Maria…
Precisamos que venha rezar connosco. Nós rezaremos por si e por todas as suas intenções! Mas, se de todo não puder participar na procissão, fique unido(a) a quem vai. Reze connosco nessa hora, mas em sua casa. Nas suas janelas ou varandas coloque colchas e velas acesas, abra as suas portas e deixe a luz ligada, para que Maria o veja e lhe abençoe a casa.

Venha e passe a mensagem, para que as outras zonas da paróquia não fiquem a pensar que nós, por estarmos mais longe da Igreja Paroquial, somos menos devotos ou amamos menos a nossa Padroeira.

Pode adquirir a vela com o copo protetor à entrada da Capela.
Há missa às 20h seguida da Procissão…
Vamos rezar a Nossa Senhora por todos nós e pelas nossas famílias!


sábado, 17 de maio de 2014

Cartaz do V domingo da Páscoa


"Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus; crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, como teria dito Eu que vos vou preparar um lugar? E quando Eu tiver ido e vos tiver preparado lugar, virei novamente e hei-de levar-vos para junto de mim, a fim de que, onde Eu estou, vós estejais também. E, para onde Eu vou, vós sabeis o caminho.» Disse-lhe Tomé: «Senhor, não sabemos para onde vais, como podemos nós saber o caminho?» Jesus respondeu-lhe: «Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém pode ir até ao Pai senão por mim." (João 14, 1-6)

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Semana da Vida


"Gerar Vida - Construir Futuro" foi o tema proposto para a Semana da Vida deste ano 2014. Com ela, pretendeu-se "suscitar nas consciências, nas famílias, na Igreja e na sociedade, o reconhecimento do sentido e valor da vida humana em todos os seus momentos e condições, concentrando a atenção de modo especial na gravidade do aborto e da eutanásia, sem contudo menosprezar os outros momentos e aspetos da vida…» 
Neste encerramento da Semana da Vida, que decorre no próximo domingo, peçamos a Jesus, para que sejamos reconhecidos como fonte de vida, que assegura a sobrevivência e renovação da sociedade, fermento de esperança na construção do futuro...


domingo, 11 de maio de 2014

Hoje a Igreja celebrou o IV Domingo da Páscoa, conhecido também como “Dia mundial de orações pelas vocações consagradas” e, finalmente, como o “Domingo do Bom Pastor”.

Ao ouvirmos atentamente a homilia do Sr. Padre Rámon Cazzalas, de entre outras coisas, percebemos que, no tempo de Jesus, o pastor e o seu rebanho eram uma realidade muito comum na vida do povo e que entre eles existia um amor e uma confiança muito grande. As ovelhas seguem somente o seu pastor porque conhecem a sua voz e reconhecem os seus passos, deixando-se levar. Sabem que, se for necessário, o pastor as carregará sobre os seus ombros e em segurança serão conduzidas para verdes pastagens e água abundante.
Quem conhece de verdade, ama, pois quem não ama o próximo, ainda não o reconheceu como irmão.
O pastor é o líder. Todos nós, seja no trabalho, na família ou na comunidade, exercemos algum cargo de liderança. Contudo, na parábola do Bom Pastor, Jesus alerta-nos sobre como viver as relações de liderança. O líder não pode ser autoritário! Quando a liderança deixa de ser serviço para tornar-se poder, ela oprime e destrói. 
Deixe-se conduzir por Ele. Abra bem os ouvidos do seu coração e seja dócil ao Seu chamamento. Diga ‘sim’ a Cristo, o Bom Pastor.


Quem de nós é que nunca parou a admirar um rebanho, com o seu pastor e o seu cão, numa bela paisagem?
É esta beleza que o Evangelho desta semana nos apresenta: Cristo é O  Pastor e os discípulos são as  ovelhas...
A missão do Pastor é dar a vida pelas ovelhas, dizendo aos que aceitam a sua proposta de vida: “nunca hão de perecer e ninguém as arrebatará da minha mão”.
Jesus, o Bom Pastor, está disposto a defender os seus, até a dar a própria vida por eles, a fim de que nada nem ninguém os possa privar dessa vida plena.
Em contrapartida, às ovelhas exige-se que escutem o Pastor e O sigam, comprometendo-se com Ele e, como Ele, numa vida de total entrega a Deus e aos homens.
A imagem do Bom Pastor, identificada com Jesus, é o modelo de todos os seguidores de Cristo. E porque lançamos um olhar especial sobre as vocações de consagração e de serviço, pedimos que o Senhor continue a enviar muitos homens e mulheres à sua Igreja capazes de um “sim” incondicional e de fidelidade ao amor a Deus.
O nosso tempo precisa de testemunhas de fé capazes de, sem constrangimentos, oferecerem a vida, como o Bom Pastor, para conduzirem a humanidade até à presença de Deus. 
Bendito seja o Senhor pelos pastores que nos têm conduzido a cada um de nós.  


domingo, 4 de maio de 2014

Todo o caminho de Emaús é de esperança: faz descobrir o fio de ouro dentro das malhas do mundo; revela a presença silenciosa e escondida de quem nunca nos abandona; é capaz de despertar o dom de um coração abrasado, apto a ver o amigo. Emaús obriga a caminhar para trás, como se a noite já não fosse noite. O triste caminhar torna-se então alegre corrida com o sol dentro da vida: não há mais noite, nem cansaço, nem tristeza.
Foi com esta alegre confiança que hoje celebramos o dia da mãe. A Igreja é, sem dúvida alguma, a Mãe de Família que cuida dos seus filhos. Somos a Igreja de Cristo e filhos de Deus. 
Por isso, cheios de entusiasmo, alegria e Fé, agradecemos a Deus pela mãe que nos deu à luz e pela Igreja que nos dá a Luz, que é Jesus.




sábado, 3 de maio de 2014


Ler e meditar o Evangelho que fala sobre os discípulos de Emaús é maravilhoso, pois vemos o tamanho do amor misericordioso de Jesus, que ao ressuscitar dos mortos vai junto dos Seus discípulos reanimá-los na fé e na perseverança!
Ainda hoje Jesus vem até nós para nos reanimar e assim fortalecer a nossa fé; não no caminho para a cidade de Emaús, mas no caminhar de todos os dias.

Unidos no Coração de Cristo, a quem pertencemos, contamos com a vossa presença, amanhã, na Eucaristia das 19h00, para juntos agradecermos pela vida das nossas mães.


Cartaz do III Domingo da Páscoa



Tu, só Tu, Senhor, sabes o tom certo
da luz que ilumina os nossos caminhos
sem nos cegar de ilusões nem nos amedrontar com fantasmas.
Dá-nos força para prosseguir caminho
como sempre deste em todos os becos da história aos que estavam perdidos e desanimados.
Não deixes nunca apagar em nós a chama que Tu mesmo acendeste no dia do nosso batismo, ao lado da água que nos purifica e do óleo que nos sagra...
Fica connosco Senhor, porque anoitece.