domingo, 30 de março de 2014

Domingo da Alegria

Ao aproximarmo-nos da festa máxima da nossa salvação, todo o contexto bíblico leva-nos a refletir sobre a Luz (que é Jesus Cristo). “Tudo foi feito por Ele, e sem Ele nada foi feito. Nele havia vida e a vida era a luz dos homens. A luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam”.
A luz é elemento indispensável para a manutenção da vida, assim como Deus pela encarnação do Seu Filho Jesus Cristo é indispensável para o mistério da salvação. Mas, não é fácil, não basta querer! Sem a graça do Senhor, nada conseguiremos, a não ser, sermos infiéis. Por isso precisamos dos exercícios quaresmais: a oração, a penitência e a  caridade; por isso a necessidade da confissão dos nossos pecados, para que reconciliados sejamos uma luz visível da graça de Deus.


sábado, 29 de março de 2014

Cartaz do IV Domingo da Quaresma

O “cego” da nossa história é um símbolo de todos os homens e mulheres que vivem na escuridão, privados da “luz”, prisioneiros dessas cadeias que os impedem de chegar à plenitude da vida. 


domingo, 23 de março de 2014

Tu És a Água Viva

Manifesta a Tua Santidade em mim

Toma-me de entre a minha dispersão
Recolhe-me de onde me perdi
Enche-me de novo o coração!

Tu és a água viva
Tu és a água pura
Inunda-me, inunda-me
E tudo se transformará em Mim.



A nossa festa do Dia do Pai

A 19 de março, a Igreja celebrou S. José, esposo da Virgem Santa Maria e pai adotivo de Jesus. 
Como a nossa comunidade só se reúne ao domingo, fizemos hoje essa memória, honrando o pai de Jesus e, nele, todos os pais.
A festa que hoje lhes fizemos foi o nosso obrigado a Deus pelo dom da sua vida e pelo carinho que lhes devemos!
Neste ano em que Papa Francisco dá especial atenção à família e à juventude, sentimos quanto os pais são importantes neste diálogo intergeracional. 
Por isso, nesta Eucaristia, presidida pelo Sr. Padre Herculano Silva, pedimos a Jesus, por intercessão de S. José, que nos ensine a viver na nossa família a intensidade do mandamento do Amor, de modo a que todos sejam amados e respeitados.
Com o entusiasmo da nossa fé em Deus, partilhamos alguns momentos desta belíssima Festa...






sábado, 22 de março de 2014

Cartaz do III Domingo da Quaresma

O caminho da liberdade é fatigante: a Quaresma é um monte que devemos subir, mas também uma fonte a que temos de descer, uma água baptismal a que devemos voltar. A «água» é desejada por quem está no deserto, como a própria vida, mas onde encontrá-la? 
É uma dádiva: brota de uma «rocha de salvação» que é o próprio Deus, e que ao mesmo tempo é anúncio da água viva que é Cristo.


quarta-feira, 19 de março de 2014

Convite


Hoje celebra-se o Dia do Pai.
Que dia importante este! Relembra-nos aquilo que está acima de todas as nossas fraquezas, desuniões, tristezas. Ter um filho é sinónimo de dedicação, de esperança, de alegria. É fonte de amor inesgotável. Todos nós somos filhos e, quase todos, pais de alguém. É esse o entrelaçar de fraternidade que nos une como Comunidade. Que este dia do pai seja exatamente isso, dia do PAI de todos, que nos ama e que em nós deposita toda a Sua alegria e toda a Sua confiança para que façamos o bem e cessemos de praticar o que nos faz mal.

No próximo domingo, vamos celebrar a Eucaristia em Ação de Graças a S. José, esposo da Virgem Santa Maria e Pai adotivo de Jesus. Todos estão convidados a participar na Festa do Pai...




sexta-feira, 14 de março de 2014

Cartaz do II Domingo da Quaresma

Que nesta Quaresma, a nossa comunidade se deixe conduzir pela luz e dinamismo do Espírito, que quer fazer novas todas as coisas e também renovar o quadro da nossa comunhão e das nossas relações em Cristo, para o bem da Igreja e da sociedade.



terça-feira, 11 de março de 2014

Sinal da Cruz

Seja a cruz como um sinal
Seja o guia seja a nossa voz
Seja Jesus Cristo o Redentor
Na vida de todos nós

Seja a cruz como um sinal
Que nos dá o Teu perdão
Livrai-nos Senhor da tentação
Livrai-nos de todo o mal


)

domingo, 9 de março de 2014

"Arrepende-te e acredita no Evangelho!"


Hoje foi o I Domingo da Quaresma e demos início a um caminho de seis semanas que nos conduzirá à Páscoa do Senhor, meta feliz de toda a vida cristã.
Apesar da Quaresma ter começado na quarta feira passada, dita de Cinzas, muitos de nós, porém, só hoje nos apercebemos da entrada neste tempo favorável que o Senhor nos concede, convidando-nos a entrar dentro de nós mesmos, a encontrarmo-nos com os outros e com Ele, em atitude de conversão.
Para que esta entrada pudesse ser significativa e marcante fizemos, nesta celebração, o rito habitual do início da Quaresma: a imposição das Cinzas.
O nosso Celebrante, Sr. Padre José Maria Marçal, depois de uma breve e profunda homilia, fez ecoar nos nossos corações o grito “Arrepende-te e acredita no Evangelho!” assinalando a nossa testa com o pó da cinza.
Com todo o nosso coração acolhemos este gesto, para renovarmos a nossa fé em Deus que nos guia… 

“Ensinai-nos, ó Deus, a ter fome de Cristo, o verdadeiro Pão da Vida e a alimentar-nos de toda a Palavra que da Vossa boca nos vem.”


sábado, 8 de março de 2014

Imposição das cinzas na Capela de Santo António


A quaresma é um tempo importante de conversão. Sabemos que toda a vida da Igreja implica o desafio de transformação diária. Este tempo litúrgico, começa com a celebração da quarta feira de Cinzas, que nos relembra a necessidade de reconhecer as dificuldades de permanecer no caminho do amor, a finitude e temporalidade das coisas presentes e reconhecer Cristo, projeto de vida nova. 
Recomeçar, levantar a cabeça para seguir em frente, são notas importantes para a preparação da Páscoa do Senhor.
O nosso projeto para este ano, leva-nos a olhar para a Palavra de Deus e dela tirar a proposta para a nossa ação. Procuraremos ao longo deste tempo marcar a nossa vida com o lema: A Palavra exige e dá Fé!
Como na Capela de Santo António, na quarta feira passada não houve Eucaristia, desafiamos toda a comunidade, seus familiares e amigos, a participar no rito de imposição das Cinzas, domingo, dia 9, pelas 19h00.
Mas não esqueça que às 18h15 há recitação do Terço!

Cartaz do I Domingo da Quaresma

Conduzidos pelo Espírito, vamos com Jesus ao deserto.
Diante das tentações, renovamos a nossa fidelidade ao Deus vivo e verdadeiro, sustentados pela Sua Palavra.

“Quando meu servo chamar, hei de atendê-lo, estarei com ele na tribulação. 
Hei de livrá-lo e glorificá-lo e lhe darei longos dias.” (Sl91,15-16)


terça-feira, 4 de março de 2014

Quaresma

Muitas vezes na nossa vida sentimo-nos perdidos, sem Norte...

Neste Tempo de Quaresma, que amanhã se inicia, viremo-nos para Jesus e conversemos com Ele de coração aberto, de coração de amigo, de alguém que sabemos que nos Ama incondicionalmente, apesar de todas as nossas falhas. Ele sabe o caminho, faz o caminho e mostra-nos esse caminho.
Sendo Jesus um caminho de decisões fortes, de cortes, é também um caminho de ponderação e deliberação atenta e serena que nos conduz ao nosso mais profundo deserto, onde finalmente conseguimos escutar a Sua voz, apagando todo o ruído que o mundo nos obriga a escutar e nos confunde completamente sobre a direção a tomar.
Obrigada Jesus por seres o nosso Norte.




Unidos no Coração de Cristo, a quem pertencemos, desejamos-lhe um feliz caminho até à Páscoa.






segunda-feira, 3 de março de 2014

Papa: entrar na Quaresma em espírito de adoração a Deus, solidariedade e reconciliação

A poucos dias do início da Quaresma, o Papa Francisco recordou ontem que “a humanidade tem necessidade de justiça, de reconciliação e de paz” e pediu a todos uma atitude de reconciliação e de solidariedade fraterna em relação a “todos os que, nestes tempos, são provados pela indigência e por conflitos armados”.
Não faltou mesmo um apelo à oração pela Ucrânia.O Santo Padre falava ao meio-dia, depois das Ave-marias, rezadas com os fiéis, na Praça de São Pedro. O Papa recordou que a Quaresma “é o caminho de conversão, de luta contra o mal, com as armas da oração, do jejum, da misericórdia”.
Na alocução antes do Angelus, o Papa Francisco comentou como sempre a liturgia desde domingo, que – observou – evoca “uma das verdades mais reconfortantes: a Providência divina”, em termos que, porém, podem aparecer ilusórios a quem vive em situação de precariedade, se não mesmo de miséria. Mas são palavras bem atuais, as de Jesus, que recordam que não se pode servir a dois senhores: Deus e a riqueza. “Enquanto cada um cuidar de acumular para si, nunca haverá justiça. Se, pelo contrário, confiando na providência de Deus, procurarmos conjuntamente o seu Reino, então não faltará a ninguém o necessário para viver de modo digno”.
“Um coração ocupado pela avidez de possuir é um coração vazio de Deus” – advertiu o Papa. “Num coração possuído pelas riquezas, não há muito lugar para a fé”. Só dando a Deus o lugar que lhe compete, o primeiro lugar, é que somos levados pelo amor a partilhar os bens com quem precisa, ao serviço de projectos de solidariedade e de desenvolvimento. “O caminho indicado por Jesus pode parecer pouco realista, em relação à mentalidade comum e aos problemas da crise económica, mas, pensando bem, conduz-nos à justa escala de valores. Diz Jesus “A vida não vale mais do que o alimento, mais do que a roupa?”
Para fazer com que a ninguém falte pão, água, roupa, casa, trabalho, saúde, é preciso que todos nos reconheçamos filhos do Pai que está nos céus, e portanto irmãos entre nós, e nos comportemos em conformidade”. Recordando o tema, este ano, do Dia Mundial da Paz, a 1 de janeiro passado – é a fraternidade a via para a paz – o Papa concluiu dirigindo o olhar para Nossa Senhora, Mãe da divina providência”:
A ela confiamos a nossa existências, o caminho da Igreja e da humanidade!
Fonte: News.va

sábado, 1 de março de 2014

Cartaz do VIII Domingo do Tempo Comum

Quando Jesus disse: “Não podeis servir a dois senhores”, estava, no sentido mais profundo, a explicar-nos que não podemos estar divididos entre a "perfeição absoluta” e a "aparência de imperfeição”.