segunda-feira, 26 de junho de 2017

XII Domingo do Tempo Comum


Esta semana somos convidados a aceitar o convite de Cristo a vencer o medo, a enfrentar a dureza e a surpresa dos acontecimentos quotidianos, confiando no amor providente do Pai, que está nos céus! A não recebermos o futuro, mesmo que este se nos apresente com aspetos cruéis! 
O Deus de Jesus Cristo assumiu e entrou na nossa história, para lhe abrir um caminho e lhe dar um futuro! Ele é o seu princípio e fim. Ele garante-nos que, em cada pequeno gesto de amor, mas genuíno, está todo o sentido do universo; quem não hesita em perder a própria vida por Ele, encontrá-la-á na sua plenitude.


segunda-feira, 19 de junho de 2017


O mês de junho, na nossa Comunidade, é marcado pela alegria de celebrar e festejar o nosso padroeiro: o Santo António.
Com ele aprendemos muito, pois além de ser um dos Santos mais próximo do coração das pessoas – até parece que entende as necessidades básicas e mais íntimas dos seres humanos! – também é tido como um dos mais populares da nossa Igreja e do mundo inteiro. É como se fosse um cúmplice que acolhe as nossas necessidades e as apresenta a Deus. É uma figura concreta que nos mostra que só fazendo o bem podemos ser felizes, ajudando-nos a viver com mais abertura para Deus e para os Irmãos.
Celebrar o Santo António é também reavivar em nós as virtudes que marcaram a sua vida e o fizeram grande perante Deus e o mundo: solidariedade, proximidade, firmeza, ternura, confiança, fé e amor aos outros.