domingo, 26 de fevereiro de 2017

VIII Domingo do Tempo Comum


Jesus quer que nos libertemos de todas as preocupações porque aquilo que nos preocupa, ocupa-nos tanto e, às vezes, ocupa-nos de tal modo, que nem nos resta tempo para Ele!
Cegos por uma ganância insaciável convencemo-nos de que a nossa realização, paz e segurança dependem do acumular cada vez mais, para nós próprios. Então, Jesus lembra-nos que Deus, de modo pessoal e único, cuida deste mundo tal como cuida de cada um de nós!
Invoquemos o Espírito Santo, para que faça crescer em nós a confiança em Deus que é Pai. Um Pai que nos ama, com coração de Mãe!


domingo, 19 de fevereiro de 2017

VII Domingo do Tempo Comum


Que ganhamos com a estratégia do «olho por olho e dente por dente»? 
Ofender quem nos ofende não retira a ofensa feita e alastra o campo das ofensas cometidas. É preciso perceber que a vingança não faz justiça, só contribui para estender o ódio. Jesus não quer vencer o mal com um mal maior nem tão-pouco com um mal semelhante, da mesma proporção. Jesus quer vencer o mal com o bem. É por isso que, como nota a oração atribuída a São Francisco de Assis, onde há ódio deve ser colocado o amor, onde há ofensa deve ser colocado o perdão, onde há discórdia deve ser colocada a união. 
Como é costume dizer-se, o resultado de «olho por olho e dente por dente» é o mundo acabar cego e desdentado!


domingo, 12 de fevereiro de 2017

VI DOMINGO DO TEMPO COMUM


Neste VI domingo do Tempo Comum, vamos continuar a escutar o sublime Sermão da Montanha. E há, realmente, certas maneiras de pensar, de viver e de sentir, que só podem ter o seu lugar nas alturas! 
Escalar a montanha, subir ao alto, tocar o topo do monte, foi um esforço pequeno, se comparado agora com a exigência do Sermão. Jesus sobe a parada dos dez mandamentos. Cumpri-los é entrar já na estrada plana da liberdade. É obter os mínimos, para entrar no árduo e sinuoso caminho da vitória. Mas é preciso mais. Não basta seguir as regras, para fazer o Caminho. Os discípulos, se querem subir, se aceitam entrar no jogo da alta competição, isto é, na estrada da perfeição, precisam de ir além dos mandamentos. Não matar, não cometer adultério, não repudiar a mulher, não jurar por nada, é o mínimo de uma vida decente. Mas ser cristão é ser mais alto, é ir mais além, no amor. Precisamente porque ama, está disposto a viver as mais elevadas exigências. E a seguir assim, com alegria, o Caminho das Bem-Aventuranças...


sábado, 4 de fevereiro de 2017

V domingo do Tempo Comum

Senhor, dá-nos o sal da alegria, que contagia a nossa fé na vida dos outros!
Senhor, dá-nos a luz da fé, que irradia em nós o amor pelos outros!
Senhor, que nós não nos envergonhemos de Ti! Que em cada um, resplandeça sempre a Tua Luz!
Senhor, Tu és a Luz verdadeira, que vindo a este mundo, a todos nos ilumina!