sábado, 26 de novembro de 2016

I Domingo do Advento


Vigiar em família é sonhar acordado! E todos sonhamos uma casa: todos temos no coração a casa dos sonhos. “No coração de cada pessoa existe o desejo de uma casa, que seja sólida, aonde se possa voltar com alegria e onde com júbilo se possa receber cada hóspede que chegar. É a saudade de uma casa em que o pão quotidiano seja o amor, o perdão, a necessidade de compreensão, em que a verdade seja a fonte da qual brota a paz do coração. É a nostalgia de uma casa da qual se possa sentir orgulho, de que não se deva envergonhar e cujo desmoronamento nunca seja preciso chorar. Esta saudade não é senão o desejo de uma vida plena, feliz, bem-sucedida. Não tenhais medo desta aspiração. Não a rejeiteis” (BENTO XVI, Discurso aos jovens, Cracóvia, 27.05.2006). 
Está tudo pronto! 
Amanhã, I domingo de Advento, pelas 19h00, vamos dar inicio à nossa Caminhada em sintonia com a Diocese. Por isso, com Maria e José, vamos lá todos sonhar a alegria do Natal!


segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Domingo do Cristo Rei


Cristo Rei do Universo!
Ele é o Rei que se dá sem guardar nada para si...
Ele é o Deus que serve, que acolhe e que reina nos corações com a força desarmada do amor!
A cruz é o trono do Deus que recusa qualquer poder e escolhe reinar no coração dos homens através do amor e do dom da vida!
(Pe. João Alves)


terça-feira, 15 de novembro de 2016

XXXIII domingo do Tempo Comum


Estamos a passos largos do final de um ano litúrgico e daqui a quinze dias estaremos a entrar no tempo do Advento, que nos prepara para o Natal do Senhor. 
O final de um período faz-nos sempre recordar que o tempo corre e a vida passa veloz. Isto deve fazer-nos pensar no fim de todas as coisas e da nossa vida. Fim não somente como final, mas fim também como finalidade... Jesus não nos diz quando, mas diz-nos como nos devemos comportar, enquanto estamos neste mundo: atentos a tudo o que se passa, prontos a dar testemunho da nossa fé, cheios de confiança no futuro, trabalhando todos os dias, por um mundo melhor. Também nos nossos seminários, há rapazes, que são sinais de esperança e de confiança no Senhor, no meio de um mundo sempre em crise e em mudança. Rezemos por eles. Rezemos uns pelos outros, para que não faltem pastores segundo o coração de Cristo, movidos pela misericórdia de Deus. Peçamos ao Senhor, que a Sua Misericórdia nos encha de esperança e de confiança no futuro!


segunda-feira, 7 de novembro de 2016

XXXII domingo do Tempo Comum


Jesus diz-nos que, para Deus, seu Pai, todos vivem! Só o Seu amor é mais forte do que a morte. O nosso Deus não é um Deus que vê os seus filhos morrer e vai ficando, cada vez mais, rodeado de mortos! Não. O nosso Deus não é um deus de mortos, mas um Deus de vivos, porque para ele todos vivem! Jesus diz-nos que o nosso Deus é amigo da vida e que dá vida aos seus amigos: não nos dá uma vida igual à que já temos, como quem prolonga a vida presente; não se trata menos ainda de uma vida de regresso ao passado. Não. A vida que Deus nos dá é uma vida nova, porque é uma vida transformada pelo Seu amor; é uma vida já sem dor, sem lamento. Esta é a vida futura dos filhos da ressurreição, dos filhos de Deus! Quem nos alcançou esta vitória da vida sobre a morte, foi Jesus, ao morrer como nós, para nos ressuscitar com Ele.