domingo, 26 de abril de 2015

Domingo do Bom Pastor na nossa Capela

As ovelhas do rebanho de Jesus devem escutar a voz do Pastor e segui-l'O. Isto significa aderir a Jesus, percorrer o mesmo caminho d`Ele, na entrega total aos projetos de Deus e na doação total aos irmãos. Procuramos nós seguir o nosso Pastor no caminho exigente do dom da vida, ou preferimos outros caminhos mais cómodos?




segunda-feira, 20 de abril de 2015

Bodas de Prata celebradas na nossa Capela

Mais uma vez a nossa Comunidade esteve em festa! Há 25 anos atrás, envolvidos pelo amor, pelo sonho e pelo compromisso, o Manuel António e a Maria Eugénia Ribeiro, decidiram juntar as suas vidas e foram ao altar do Senhor para serem unidos pelo vínculo do santo Matrimónio. Depois de muitas dificuldades e alegrias, mostram a força do amor, comemorando hoje, com muita alegria e simplicidade, as suas bodas de prata.



sábado, 18 de abril de 2015

Semana de oração pelas vocações

De 19 a 26 de abril, a Igreja celebra a 52º Semana de oração pelas vocações, este ano sob o tema «Seguir Jesus, Caminho de Beleza, Vocação & Santidade». Neste sentido, todos os cristãos são convidados a rezar de forma mais intensa pelas vocações cristãs, pedindo ao Senhor que envie muitas e santas vocações sacerdotais, consagradas, missionárias e matrimoniais para o serviço da Sua Igreja. Unamo-nos também a toda a Igreja rezando por esta intenção.




Cartaz do III domingo da Páscoa


"Coragem, não temais, Eu estou convosco". Se nos perturba o peso da nossa incredulidade, dos nossos desânimos e pecados, diz São João, ¨temos Jesus Cristo, como advogado junto do Pai¨.
Jesus faz menção de seguir para diante. Manifesta toda a Sua delicadeza: não se quer impor. Deixa-nos livres para convidar. Ele permite que possamos compreender o quanto arde o nosso coração quando estamos atentos às Suas palavras. Sejamos agradecidos por esta maneira de agir e também pela maneira como se oferece a nós na Eucaristia. O caminho de Emaús é, de facto, um anúncio da celebração eucarística. Como os discípulos, chegamos à missa com as nossas alegrias e tristezas, meditamos as Escrituras, partilhamos o pão e somos enviados aos outros. Peçamos ao Senhor que todos os nossos caminhos sejam eucarísticos e festivos.



quinta-feira, 16 de abril de 2015

Senhor Jesus, Tu és luz do mundo

Senhor Jesus, Tu és luz do mundo:
dissipa as trevas que me querem falar.
Senhor Jesus, és luz na minha alma:
saiba eu acolher o teu amor.






terça-feira, 14 de abril de 2015

II domingo da Páscoa na nossa Capela


Celebrámos há oito dias a Páscoa do Senhor, que nos convidou à conversão, pela Palavra e pela Eucaristia, abrindo as portas à Alegria do Evangelho. Hoje celebramos a Divina Misericórdia que Jesus nos revelou, na sua Paixão, Morte e Ressurreição. 
A cruz gloriosa, ornamentada como há oito dias, lembra-nos que nela, a árvore da vida, o amor venceu e a VIDA triunfou! Na Páscoa a cruz torna-se fonte de vitória e de vida nova para todos os que creem, pois é nela que Jesus entrega a Sua vida por todos. A água benta com que fomos aspergidos libertou o nosso coração de tudo o que impedia o nosso encontro com o Ressuscitado e garantiu-nos que a vida gasta a amar não é perdida, mas é caminho certo para Ele...








sábado, 11 de abril de 2015

II Domingo da Páscoa

O Santo Padre João Paulo II quis que fosse celebrada neste domingo a Festa da Divina Misericórdia: na palavra "misericórdia", ele encontrava resumido e novamente interpretado para o nosso tempo todo o mistério da Ressurreição. Ele viveu sob dois regimes ditatoriais e, no contacto com a pobreza, a necessidade e a violência, experimentou profundamente o poder das trevas, pelas quais o mundo também neste nosso tempo está afligido. Mas experimentou também, e não menos fortemente, a presença de Deus que se opõe a todas estas forças com o seu poder totalmente diverso e divino: com o poder da misericórdia. É a misericórdia que põe um limite ao mal. Nela expressa-se a natureza muito peculiar de Deus a sua santidade, o poder da verdade e do amor. A Misericórdia é a veste de luz que o Senhor nos concedeu no Batismo por isso, não devemos deixar que esta luz se apague; ao contrário, ela deve crescer em nós todos os dias, para levar ao mundo o feliz anúncio de Deus.



quinta-feira, 2 de abril de 2015

Votos de uma Santa Páscoa!

Amanhã é Sexta... mas o domingo está a chegar, com a certeza de que Jesus ressuscitou! Uma Santa Páscoa para todos!

Tríduo Pascal - Igreja Paroquial de Baguim do Monte

Iniciam-se hoje, pelas 21h00, na Igreja Paroquial de Baguim, as celebrações do Tríduo Pascal em memória aos dias da Paixão e Ressurreição de Jesus Cristo, cujo ponto culminante é a Eucaristia da Vigília Pascal. Na Capela de Santo António, só voltaremos a ter Eucaristia no dia 12 de abril, precedida da Recitação do Terço pelas 18h15. Vamos celebrar e viver a nossa fé com toda a Comunidade Paroquial!