quarta-feira, 30 de abril de 2014

Bom Mês de Maria




O Mês de Maria é uma excelente oportunidade para começarmos a rezar o terço todos os dias, como nos pediu Nossa Senhora em Fátima: «Rezem o terço todos os dias, para alcançarem a paz para o mundo e o fim da guerra». 
A oração do terço em Comunidade é um verdadeiro caminho de conversão e de santidade... e é tão simples! Na nossa Capela a recitação terá início pelas 21h00 (exceto ao domingo que continuará no seu horário habitual, às 18h15). Todos juntos, vamos consolar o coração da nossa Mãe e também de Jesus...


Bom Mês de Maria!

sábado, 26 de abril de 2014

Divina Misericórdia - II Domingo da Páscoa


Amanhã a Igreja celebra o Domingo da Divina Misericórdia, o II do Tempo da Páscoa.
«Misericórdia» significa dar o coração aos pobres. Como Deus manifestou a Sua misericórdia na pessoa de Jesus Cristo, assim deve cada um de nós proceder para com o seu próximo.
A alegria pascal deve fazer de nós um espelho que reflete a misericórdia do Pai celeste: «Sede misericordiosos como o vosso Pai é misericordioso». É esta a nossa vocação comum: ser espelho da misericórdia divina, ter coração compassivo, capaz de partilhar alegrias e tristezas com os outros e, como os primeiros cristãos, repartir também os bens materiais com os mais necessitados.
Foi manifestação de misericórdia o encontro do Ressuscitado com Tomé. A aparição do Senhor aos incrédulos fê-los reaver a alegria, recuperar a paz perdida e recomeçar o seguimento do Mestre. «A paz esteja convosco!» É devolvida a paz e volta a existir a confiança naqueles corações destroçados pela desilusão e abalados pelo escândalo da cruz.

Senhor, confirma-nos na fé. Felizes de nós que acreditamos sem termos visto.
Unidos no Coração de Cristo, a quem pertencemos, distribuiremos a Tua Paz; seremos sinal da Tua Misericórdia.


Cartaz do II Domingo da Páscoa



A fonte do amor divino
Mora nos corações puros,
Banhados no mar da misericórdia ,
Brilhantes como as estrelas, 

luminosos como a aurora.

O Beato João Paulo II quis que fosse celebrada neste domingo a Festa da Divina Misericórdia: na palavra "misericórdia", ele encontrava resumido e novamente interpretado para o nosso tempo, todo o mistério da Ressurreição.
É a misericórdia que põe um limite ao mal. Nela expressa-se a natureza muito peculiar de Deus, a sua santidade, o poder da verdade e do amor. A Misericórdia é a veste de luz que o Senhor nos concedeu no Batismo.
Não devemos deixar que esta luz se apague; pelo contrário, ela deve crescer em nós todos os dias, para levar ao mundo o feliz anúncio de Deus.

terça-feira, 15 de abril de 2014

Semana Santa 2014

Uma excelente reflexão sobre a Semana Santa que nos faz parar para meditar no que é mais importante:
"Agora gritas e morres na cruz. Que o Teu grito de entrega, Senhor, solte a minha voz para Te anunciar como verdadeiro Filho de Deus; que a Tua morte, Jesus, revigore as minhas forças."






domingo, 13 de abril de 2014

A Semana Santa está oficialmente aberta em toda a Igreja! E, como vem sendo habitual, esse momento não foi esquecido pela nossa Comunidade.

Hoje, com a breve homilia proferida pelo Sr. Padre Ramón Cazallas, recordamos que seguir Cristo é renunciar a nós mesmos, morrer na terra como o grão de trigo para poder dar fruto, enfrentar os dissabores e ofensas por causa do Evangelho do Senhor.
Ele arranca-nos das comodidades e das facilidades, para nos colocar diante d'Aquele que veio ao mundo para nos salvar.
Os ramos benzidos que trouxemos para nossas casas, após a Missa, lembram-nos de que estamos unidos a Cristo na mesma luta pela salvação do mundo, a luta árdua contra o pecado, um caminho em direção ao Calvário, mas que chegará à Ressurreição…






sábado, 12 de abril de 2014

Cartaz do Domingo de Ramos

As crianças de Jerusalém foram ao encontro do Senhor, com ramos de oliveira, clamando com alegria: "Hossana, hossana, hossana nas alturas.” 


Irmãos, 
amanhã, pelas 19h00, na Capela de Santo António, daremos início às celebrações da Semana Santa. 
Começa uma semana onde podemos reviver a dor d’Aquele que morreu para nos salvar, Aquele que é Luz e guia dos nossos caminhos! Aquele que é a nossa Fonte de Água viva! Aquele que cumpre a vontade do Senhor, mesmo ciente da dor e do sofrimento… 
Todo nós, exultantes, com os ramos de oliveira e as palmas, daremos um duplo testemunho acerca do Senhor: pelos ramos de oliveira confessaremos o Messias; com as palmas da vitória, daremos testemunho do seu triunfo sobre a morte!

A próxima semana é o auge da nossa caminhada Quaresmal e deve ser vivida em Comunidade Paroquial, em postura orante, em silêncio e tranquilidade, pois aproxima-se a celebração da Instituição da Eucaristia e da Paixão e Morte de Cristo. Por isto, o nosso Pároco, Sr. Padre Lucindo Silva, desafia-nos a participar nas celebrações da Semana Santa na Igreja Matriz. 
Vamos dar um pouco do nosso tempo a Deus? Dedicar-Lhe um pouco de nós?
A introdução ao Tríduo Pascal terá inicio na quinta feira Santa pelas 21h00...




sábado, 5 de abril de 2014