domingo, 28 de dezembro de 2014

Festa da Sagrada Família na nossa Capela

Hoje, na nossa Festa da Sagrada Família, recordamos não só os nossos familiares e amigos, aqueles que conhecemos bem, mas também todos aqueles que desejaríamos conhecer e amar mais, especialmente os que mais sofrem ou estão mais abandonados.




sábado, 27 de dezembro de 2014

Cartaz do Domingo da Sagrada Família

Viver verdadeiramente o espírito de família e o amor fraterno não é fácil: é preciso convertermo-nos continuamente…
É verdade que a vida de hoje é muito exigente a nível profissional e que nem sempre é possível a um filho estar presente ao lado dos seus pais que precisam de cuidados ou de acompanhamento especializado. No entanto, a situação é muito menos compreensível se o afastamento do convívio familiar resulta do egoísmo do filho, que não está para “aturar os velhos”…
Esta semana, procuremos ir ao encontro de alguma pessoa com quem não temos tido grande relacionamento fraterno. Não é fácil, mas é o apelo de Deus, sempre exigente e pleno de felicidade…


quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Missa de Natal na nossa Capela


Hoje nasceu para nós o Salvador!
Foi a grande notícia deste dia – É Natal! 
Todos juntos, abrimos de par em par o nosso coração, os nossos olhos e os nossos ouvidos para deixarmos que a Palavra penetrasse e nos enchesse da sua graça e da sua salvação. Antes de nos despedirmos, com o gesto de beijarmos o Menino, exprimimos a nossa fé no Senhor e o nosso desejo de nos comprometermos a viver de acordo com o Evangelho em todos e em cada um dos gestos da nossa vida.



terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Que na noite de Natal, Cristo esteja em cada um dos nossos lares iluminando-nos e despertando-nos para os Seus ensinamentos... Centremos a nossa atenção no presépio, no menino e no que nos veio anunciar, porque a hora é de comemorarmos o Seu aniversário. Esforcemo-nos, então, para que, neste Natal, junto àqueles a quem amamos, seja Ele, o menino, o único homenageado. Um Santo e Feliz Natal!


domingo, 21 de dezembro de 2014

IV Domingo do Advento na nossa Capela

Com a generosidade de Maria, Deus pôde encontrar um lugar na terra. Nela a palavra de Deus tomou corpo, germinou e exprimiu o ideal humano de plenitude. Tal como nos dizia o Sr. Pe João Batista Amâncio, já não podemos olhar para a história sem ver Deus no meio dela. Hoje, ao sair da nossa Eucaristia, ficou bem claro que a nossa missão é, como a de Maria, dar Cristo com as nossas palavras e com a nossa vida a todos os que nos rodeiam. Assim, faremos com que aconteça Natal para os Homens em qualquer momento. Que Maria, a cheia do Espirito, disponível e colaboradora, nos introduza num Natal diferente: o Natal de Deus.







sábado, 20 de dezembro de 2014

Cartaz do IV Domingo do Advento

Jesus, Deus feito Menino,
ternura de Deus que se fez pequenino!
Dá-nos a graça da Tua ternura,
para as coisas duras da vida!
Dá-nos a graça da proximidade,
para tocar com amor a ferida!
Dá-nos a graça da mansidão
que desarme o conflito e a divisão!
Que a notícia do Teu Natal,
não seja uma imagem banal,
ou uma música sentimental,
mas um toque suave de ternura;
uma carícia que salva e cura;
uma mão que reparte o pão
e faz nascer o outro como irmão.




domingo, 14 de dezembro de 2014

III Domingo do Advento na nossa Capela

Foi com muita alegria que hoje colocamos no nosso presépio S. José, pai adotivo de Jesus, e alguns animais; escutamos a Palavra que Deus nos dirigiu; comungamos o Corpo do Seu Filho e sentimos o calor da comunidade. Os nossos corações rejubilam de felicidade! Por isso, não tenhamos medo de contagiar os outros com essa alegria, todos aqueles que a procuram sem a encontrar. Na nossa alegria descobrirão o Senhor e viverão connosco o Advento.





Cartaz do III Domingo do Advento

“Alegrai-vos no Senhor “é apelo constante deste III domingo do Advento. Apelo este, que é fundamentado em razões sólidas e convincentes que reforçam a tendência natural de cada pessoa para a alegria humana. Nascemos para a alegria, ainda que a vida, as suas circunstâncias e percursos pareçam desmenti-lo provocando situações de tristeza, amargura e morte. Sejamos sempre homens e mulheres de esperança e alegria!


segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Imaculada Conceição


É sempre uma grande alegria quando os Irmãos se reencontram para celebrar a fé.
A festa da Imaculada Conceição de Maria é um convite a dar graças pelo que Ela representa no nosso caminhar de fé; mas é também uma oportunidade para reconhecê-la como virgem do Advento. Maria continua a mostrar-nos como vale a pena acolher hoje a Jesus, para a seguir O oferecer a todo o mundo como presente de salvação.

A Eucaristia, na nossa Comunidade, terá inicio pelas 19h00.
Não falte e partilhe com os seus familiares e amigos!


domingo, 7 de dezembro de 2014

II Domingo do Advento na nossa Capela

Neste II domingo do Advento colocamos no Presépio os Pastores que percorreram o caminho no meio da grande noite e se tornaram os primeiros anunciadores do evangelho da alegria. Colocamos também a bíblia e sobre ela o pano que há de envolver, de ternura, o Menino que vai nascer...




sábado, 6 de dezembro de 2014

Vem Senhor Jesus

Cartaz do II Domingo do Advento

Precisamos que a palavra de João Batista ecoe de novo no deserto do nosso mundo para limpar a indiferença, o egoísmo e tudo aquilo que sufoca a procura dos verdadeiros valores. Precisamos todos de aplanar caminhos e encher os vales com o anúncio missionário da tolerância, da confiança e do perdão. 


domingo, 30 de novembro de 2014

I Domingo do Advento na nossa Capela

Reunimo-nos hoje, como verdadeira família de Deus, para iniciarmos a nossa caminhada de Advento. Da casa de cada um, viemos até esta Casa para “aguardarmos em jubilosa esperança” a vinda de Jesus à nossa vida, à nossa casa, à nossa família, ao nosso mundo! Tal como uma bela família prepara uma casa, para alguém que vai nascer, ou para mais um filho que vai chegar, assim também nós preparamos “Uma casa para a alegria do Evangelho”, uma casa onde se viva a alegre notícia da vinda e da manifestação do Senhor.








sábado, 29 de novembro de 2014

Cartaz do I Domingo do Advento

Hoje, iniciamos a nossa Caminhada de Advento. O Senhor, convida-nos a viver vigilantes e esperançados com a chegada do Seu Filho. Viver acordados, significa viver comprometidos no presente com lucidez; viver positivamente e trabalhando por uma sociedade mais justa e fraterna. Oxalá o nosso estilo de vida ajude muita gente a levantar a cabeça e a descobrir os sinais dos tempos que surgem no horizonte, mais aberto à presença de Deus. 
Feliz ano litúrgico! Feliz Advento!


sábado, 22 de novembro de 2014

Cartaz da Solenidade de Cristo Rei

Cristo Rei do universo? Sim, sob a condição de não nos esquecermos que o Seu Reino não é somente o amor da verdade. É primeiramente a Verdade do Amor! Diante deste “rei”, que se dá sem guardar nada para Si, não nos sentimos convidados a fazer da vida um dom de acolhimento aos outros?


domingo, 16 de novembro de 2014

Cartaz do XXXIII domingo do tempo comum

Tudo o que nós recebemos de Deus vem na medida certa, de acordo com a nossa capacidade. Portanto, cabe a cada um de nós assumirmos os talentos que Dele recebemos com humildade e perseverança. Às vezes subestimamo-nos e entendemos que não possuímos dons como as outras pessoas e negamo-nos a perceber qual a aptidão que nos foi oferecida por Deus. Jesus confiou à comunidade cristã a revelação da vontade de Deus e a chave do Reino por isso, no julgamento, Ele pedirá contas desse dom. Pai, dá-nos senso da responsabilidade e faz-nos entender que o serviço amoroso e gratuito ao nosso próximo é o único caminho de fazer multiplicar os talentos que de Ti recebemos.


segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Semana de oração pelos Seminários


Esta é, como sempre, uma semana que é importante vivermos nas nossas comunidades, a fim de que nelas o Senhor suscite vocações, de modo especial, vocações sacerdotais.
Na nossa Eucaristia, pedimos à Mãe do Evangelho vivo, e com a intercessão de Santo António, que interceda pelos sacerdotes da nossa Diocese para que sejam servidores da alegria do Evangelho, a fim de que o convite para esta nova etapa da evangelização, a que todos somos chamados pelo Papa Francisco, seja acolhido por cada um dos batizados e por todas as comunidades cristãs.


domingo, 9 de novembro de 2014

Cartaz do domingo da Dedicação da Basílica de Latrão

Hoje celebramos a "dedicação" da Basílica de São João de Latrão. É a Catedral do Papa, como Bispo de Roma, a Igreja-Mãe de todas as igrejas do mundo. Esta festa convida-nos a tomar consciência de que a Igreja de Deus, simbolizada e representada pela Basílica de Latrão, é hoje, no meio do mundo, a "morada de Deus", o testemunho vivo da presença de Deus na caminhada dos Homens que, animados pelo Espírito Santo, devem ser o sinal vivo de Deus e testemunhas de salvação deste tempo.



sábado, 1 de novembro de 2014

Cartaz do XXXI Domingo do Tempo Comum

Amanhã, celebraremos a memória dos fiéis defuntos, dos nossos falecidos, daqueles que estiveram connosco e hoje estão na eternidade.
Os “finados”, aqueles que chegaram ao fim da vida terrena e já começaram a vida eterna, não estão mortos, estão vivos, mais até do que nós, na vida que não tem fim… Portanto, a vida não lhes foi tirada, mas transformada. Olhemos a morte com os olhos da fé e da esperança cristã, não com desespero, pensando que tudo acabou, mas como uma nova vida que começou eternamente.  
A Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos foi estabelecida pela Igreja para não deixarmos os nossos falecidos no esquecimento por isso, participe na nossa Eucaristia das 19h00 e mande celebrar uma Missa pela alma dos seus entes queridos.
Que todos os que nos precederam descansem em paz e a luz perpétua brilhe para eles!

sábado, 25 de outubro de 2014

Cartaz do XXX Domingo do Tempo Comum

Eram numerosas as prescrições na Lei! Mas, Jesus resume os preceitos num só mandamento – o do AMOR! Tendo como sujeitos a amar: Deus e o próximo. E se, ao longo da próxima semana, todos entrássemos numa competição? A competição do AMAR. Será que todos quereríamos ganhar?


domingo, 19 de outubro de 2014

Dia Mundial das Missões na Capela de Santo António

"Missões fazem-se com os pés dos que vão, com os joelhos dos que ficam e com as mãos dos que contribuem!" - recordou-nos o Sr. Padre Herculano Silva. Hoje, a Igreja celebrou o Dia Mundial das Missões e também nós, na nossa Comunidade, celebramos este dia. Ser missionário está ao alcance de todos. Basta amar incondicionalmente mas de forma responsável. É difícil, mas não impossível...






Cartaz do XXIX Domingo do Tempo Comum

Cabe a cada um de nós fazer o ponto da situação sobre a missão precisa que nos foi confiada pelo nosso batismo e suscitar uma ocasião de a testemunhar explicitamente.
«Dar a Deus o que é de Deus» é mostrar também aos outros a felicidade que nos é dada pelo Altíssimo!


sábado, 11 de outubro de 2014

Cartaz do XXVIII Domingo do Tempo Comum

Participar da Eucaristia não é apenas «ir à Missa»… é também comungar aí dos sentimentos, das palavras e dos gestos de Cristo, que nos acolhe, nos perdoa, nos fala, e se oferece todo, a todos, por todos. Não vamos à Missa, como quem veste uma roupa de domingo para logo depois a tirar. Revestimo-nos do «traje nupcial», procurando ter em nós, e entre nós, os mesmos sentimentos que havia em Cristo Jesus: sentimentos de alegria e de festa, de humildade, de acolhimento e de perdão, de pobreza e de partilha, de louvor e de gratidão! Na nossa comunidade de Santo António, tudo faremos para que continue a ser esse o estado de espírito habitual, evitando assim o aborrecimento e a rotina, na celebração dominical! É essa a dignidade e a seriedade, com que nos abeiramos da mesa da Festa Eucarística!


Direi sim a Deus?

sábado, 4 de outubro de 2014

Cartaz do XXVII Domingo - ano A

O nosso compromisso com o Reino é sincero e empenhado? Quais são os frutos que produzimos? Quando se trata de fazer opções, ganha o nosso comodismo e instalação, ou a nossa vontade de servir a construção do Reino? A parábola deste domingo convida-nos, antes de mais, a não nos deixarmos cair em esquemas de comodismo, de instalação, de facilidade, de “deixa andar”, mas a levarmos a sério o nosso compromisso com Deus, com o Reino e a darmos frutos consequentes...


sábado, 27 de setembro de 2014

Cartaz do XXVI Domingo do Tempo Comum

Jesus recorda-nos a importância vital de algo que parece ter caído em desuso: a fidelidade à palavra dada!
Não há desculpas para não mudarmos de vida, para não recomeçarmos, para não deixarmos o nosso pecado, o vício de preguiça espiritual! O Senhor espera-nos sempre, no aqui e no agora da nossa existência; ainda que muitas vezes não acreditemos mais em nós próprios Ele continua a acreditar em nós, Ele dá-nos sempre a oportunidade de experimentar o Seu perdão e a Sua misericórdia!


sábado, 20 de setembro de 2014

Cartaz do XXV Domingo do Tempo Comum


Não nos preocupemos com a bondade de Deus para com todos, até para com os maus, preocupemo-nos em andar nos caminhos do Senhor.
Somos daqueles que ouvem a voz do dono da vinha e se levantam para ir para a vinha? Ou continuamos ociosos, sem nada para fazer, não querendo fazer nada pelos outros? Ainda ninguém nos chamou? Ou ainda não nos dispusemos?
No reino de Deus há lugar para todos e quantos mais levarmos connosco, melhor! Se excluímos alguém neste mundo, como poderemos ir para o mesmo coração do Pai, para a mesma habitação eterna?



sábado, 6 de setembro de 2014

Cartaz do XXIII Domingo do Tempo Comum



É o amor o único motivo das dívidas e créditos dos cristãos. Devemos ser devedores do amor aos outros e ser credores desse mesmo amor dos outros. Sempre que somos titulares desta contabilidade amorosa podemos ter a certeza de que estamos em união uns com os outros – apesar das diferenças, das desavenças, das dificuldades… E, como a união faz a nossa força, amanhã pelas 19h reiniciamos a celebração da Eucaristia Dominical na Capela de Santo António, na certeza de que a nossa força é Cristo que está no meio de nós. 




domingo, 3 de agosto de 2014

FÉRIAS

Meses de verão, tempo de férias! 
Ocasião oportuna para refletirmos sobre a necessidade de pararmos um pouco, sobre a obrigação de repousarmos!
O ritmo da vida atual é tão rápido e agitado que não nos deixa viver dum modo mais humano. Há tantas coisas a fazer, muitas delas são inadiáveis e urgentes –“o tempo não dá para nada”. E lá estamos nós a sermos comandados pelo relógio, por uma série de pressas que não nos deixam livres.
Falta tempo disponível que nos dê ocasião para nos encontrarmos connosco, em paz, reflexão e oração. Sentimos, e reparamos nos outros, que os afazeres passam para primeiro lugar, e que as pessoas ficam adiadas. Por vezes em nome das nossas muitas ocupações, facilmente nos desculpamos de não termos tempo para estar com Deus, com a família, com os amigos, para estarmos despreocupadamente com as pessoas…
Descansar não é apenas um direito, é também um dever e uma obrigação. É ou não é verdade que por vezes os outros são vítimas do nosso nervosismo?
Por respeito aos outros e por respeito a nós próprios, é nossa obrigação descansar.
As pessoas falam connosco, mas falta-nos o tempo para lhes oferecermos. Não tanto o tempo do relógio, mas o tempo interior da nossa paz, do próprio acolhimento. Jesus Cristo no evangelho tem uma Palavra cheia de sabedoria: “Não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã já terá as suas preocupações. Basta a cada dia o seu cuidado”. Vivemos no dia seguinte. Urge viver com os pés bem assentes na terra do hoje!
Fazer férias, descansar, não é o mesmo que não fazer nada. Saber descansar, aproveitar os tempos livres, é uma arte que deve humanizar a nossa profissão, a nossa vida familiar e social… A nossa relação com Deus! Descansar, fazer férias, é libertarmo-nos da monotonia do sempre igual dia a dia.
Há que parar no ritmo diluviano das próprias ocupações. Há que viver no dia de hoje e não no sobressalto do dia seguinte. Sermos nós próprios, para bem de todos.
Tomemos como referência a palavra simbólica do Livro do Génesis: “No sétimo dia Deus já havia concluído a obra que realizara, e nesse dia descansou”. Contudo, apesar de não haver Eucaristia Dominical na Capela de Santo António até ao dia 07 de setembro, Deus não entrou de férias! Por isso, e como descanso não significa falta de compromisso, na Igreja Matriz haverá Missa Vespertina pelas 20h15 (inclusive no dia 14), Eucaristia Dominical pelas 09h45 (inclusive no dia 15) e Celebração da Palavra, de terça a sexta, pelas 09h00.
A todos desejamos umas Boas Férias, com tempo para Jesus.



sábado, 2 de agosto de 2014

Cartaz do XVIII Domingo do Tempo Comum

Deus tem uma proposta de liberdade e vida para os oprimidos, convidando-os a sair do exílio e da dependência dos que vivem à custa de explorar o povo. Essa proposta de vida nasce e cresce na partilha dos bens da criação. Quando partilhamos bens essenciais para uma vida digna, é possível saciar a todos e ainda sobrar.
Quem toma consciência disso e age nesse sentido torna-se profeta da esperança e missionário do mundo novo, enfrentando com consciência de vitorioso todos os obstáculos.
A Santa Ceia, é o memorial da vida nova inaugurada por Jesus. Celebrá-la é tomar consciência disso, fazendo tudo o que for possível para construir uma sociedade justa, fraterna e de igualdade. Qual a boa notícia que anunciamos aos milhares de pobres que frequentam as nossas celebrações? Que fazemos para não frustrar as suas esperanças?


domingo, 27 de julho de 2014

Festa dos Avós






Parabéns aos avós,
nesta data querida.
Muitas felicidades,
muitos anos de vida.

Acolhei, ó Pai Santo,
no Vosso Coração,
pelos avós, nosso encanto,
esta nossa oração:

Tenham tudo de bom
do que a vida contém.
Tenham muita saúde
e alegrias também.

Hoje é dia de festa,
cantam as nossas almas.
Para os nossos avós
uma salva de palmas.

Festa dos avós

Hoje, na nossa querida Capela, celebramos uma Eucaristia extraordinária – a Festa dos Avós! Estiveram presentes avós, filhos e mais de uma centena de netos, o que muito enriqueceu a nossa Celebração. Sob o tema “Feliz daquele que vê crescer os filhos dos seus filhos” proporcionamos-lhes a merecida homenagem com muita alegria e afeto, pedindo a Jesus, por intercessão de seus avós, São Joaquim e Santa Ana, que nos ensine a viver na nossa família a intensidade do mandamento do Amor, de modo que todos sejam amados, desde os mais novos até aos mais idosos.